Que Documentos enviar para Candidatar-se a uma Vaga de Emprego?

Quando o recrutador não menciona os documentos necessários para candidaturas, que documentos enviar? Leia essas dicas...
Tenho percebido que muitos candidatos têm perguntado, em nossas publicações de Vagas, sobre que Documentos devem entregar/enviar para candidatar-se a uma vaga de emprego.

Geralmente, os anúncios de Vagas de Emprego trazem as informações sobre a documentação exigida do candidato para candidatar-se a determinada Vaga de emprego, mas quando isso não acontece, o candidato pode solicitar essa informação à Empresa recrutadora ou enviar a documentação básica, que consiste em:

» Documento de Identidade – o documento de identificação (B.I., Passaporte) não pode faltar, é o seu documento pessoal;

» Currículo Vitae – o documento com suas informações pessoais, objetivos pretendidos quanto à vaga, experiência profissional (quando tiver), escolaridade ou informação acadêmica, outros cursos, lembrando que o Currículo pode ser adaptado de acordo com o perfil da Vaga exigida pelo recrutador. Exemplo: eu sou formado em Administração de Empresas; se me candidato a uma vaga como Webmaster, não é relevante informar que sou Administrador, porque essa informação não tem relação com a vaga em questão. Por este motivo, seu CV deve ser adaptado, conforme o perfil da vaga. Use o modelo Europass, é o mais comumente usado.

» Carta de Motivação – o documento com as motivações por que você tem interesse na Vaga e o que você pode trazer de mais-valia para a empresa; só não diga que vai trazer mais-valia para a Empresa, porque alguns recrutadores entendem isso da seguinte forma: “que é você quem vai trazer mais-valia para a Empresa, como se a empresa já não a tenha, e isso não soa bem”; o objetivo dessa carta é incitar e chamar a atenção do recrutador ao examinar a candidatura. Você deve expor seus pontos fortes para convencer o recrutador.

» Documentos de Habilitação – os documentos que comprovam a sua qualificação/formação, bem como as experiências para a vaga em questão; certificados de cursos, etc.

Basicamente, é isso. E quando a empresa recrutadora informar a lista de documentos no anúncio de vaga, é só seguir as orientações do regulamento do concurso.

Quando comecei a procurar emprego, criei uma Pasta em meu computador pessoal com o nome “Docs Concursos”, e guardei os documentos mencionados acima. Sempre que surgia uma oportunidade de emprego, eu alterava as informações do CV e da Carta Motivacional de acordo com o perfil exigido e pronto!

Espero ter ajudado.