quinta-feira, 6 de junho de 2019

Que Documentos enviar para Candidatar-se a uma Vaga de Emprego?

Que Documentos enviar para Candidatar-se a uma Vaga de Emprego?

Que Documentos enviar para Candidatar-se a uma Vaga de Emprego?
quinta-feira, 6 de junho de 2019
Tenho percebido que muitos candidatos têm perguntado, em nossas publicações de Vagas, sobre que Documentos devem entregar/enviar para candidatar-se a uma vaga de emprego.

Geralmente, os anúncios de Vagas de Emprego trazem as informações sobre a documentação exigida do candidato para candidatar-se a determinada Vaga de emprego, mas quando isso não acontece, o candidato pode solicitar essa informação à Empresa recrutadora ou enviar a documentação básica, que consiste em:

» Documento de Identidade – o documento de identificação (B.I., Passaporte) não pode faltar, é o seu documento pessoal;

» Currículo Vitae – o documento com suas informações pessoais, objetivos pretendidos quanto à vaga, experiência profissional (quando tiver), escolaridade ou informação acadêmica, outros cursos, lembrando que o Currículo pode ser adaptado de acordo com o perfil da Vaga exigida pelo recrutador. Exemplo: eu sou formado em Administração de Empresas; se me candidato a uma vaga como Webmaster, não é relevante informar que sou Administrador, porque essa informação não tem relação com a vaga em questão. Por este motivo, seu CV deve ser adaptado, conforme o perfil da vaga. Use o modelo Europass, é o mais comumente usado.

» Carta de Motivação – o documento com as motivações por que você tem interesse na Vaga e o que você pode trazer de mais-valia para a empresa; só não diga que vai trazer mais-valia para a Empresa, porque alguns recrutadores entendem isso da seguinte forma: “que é você quem vai trazer mais-valia para a Empresa, como se a empresa já não a tenha, e isso não soa bem”; o objetivo dessa carta é incitar e chamar a atenção do recrutador ao examinar a candidatura. Você deve expor seus pontos fortes para convencer o recrutador.

» Documentos de Habilitação – os documentos que comprovam a sua qualificação/formação, bem como as experiências para a vaga em questão; certificados de cursos, etc.

Basicamente, é isso. E quando a empresa recrutadora informar a lista de documentos no anúncio de vaga, é só seguir as orientações do regulamento do concurso.

Quando comecei a procurar emprego, criei uma Pasta em meu computador pessoal com o nome “Docs Concursos”, e guardei os documentos mencionados acima. Sempre que surgia uma oportunidade de emprego, eu alterava as informações do CV e da Carta Motivacional de acordo com o perfil exigido e pronto!

Espero ter ajudado.
Que Documentos enviar para Candidatar-se a uma Vaga de Emprego?
4/ 5
Oleh

Comentários