segunda-feira, 4 de maio de 2020

Recrutamento de Guardas de Praias - ilha do Fogo

Recrutamento de Guardas de Praias - ilha do Fogo

Recrutamento de Guardas de Praias - ilha do Fogo
segunda-feira, 4 de maio de 2020
No âmbito do projeto de Promoção e Conservação das Tartarugas Marinhas na ilha do Fogo e nos ilhéus Rombos, o Projecto Vitó vem, através deste, anunciar a abertura da candidatura para seleção e contratação de guardas para a Campanha de Conservação das Tartarugas Marinhas da temporada 2020 para o período de 15 de junho a 30 de outubro de 2020, na ilha do Fogo (nos 3 municípios da ilha) e nos ilhéus Rombos (ilhéu de cima).

TERMO DE REFERÊNCIAS 

Técnico Superior em regime de prestação de Serviço – Coordenação Projecto 
Título do Projecto “Promoção da conservação de tartarugas marinhas na ilha do Fogo e nos ilhéus Rombos”

Posição: guardas de praias no âmbito do projeto “Promoção da conservação de tratarugas marinhas na ilha do Fogo e nos ilhéus Rombos” com respnsabilidades de coordenação das actividades do Projecto 
Organização: Associação Projecto Vitó 
Local de trabalho: Cidade de São Filipe, Ilha do Fogo, Cabo Verde 
Horário: Tempo inteiro (40 horas semanais) 
Reporta a: Coordenador do projeto / Diretor Executivo da Associação Projecto Vitó 
Duração: 5 meses 
Data de início: 15 de junho de 2019 
Data de termino: 30 outubro de 2019

1. CONTEXTO: 

Criada em 2010, a Associação Projecto Vitó é uma instituição nacional que visa a conservação dos ecossistemas marinhos e terrestre de Cabo Verde (CV), focada principalmente nas áreas protegidas do Parque Natural do Fogo, Ilhéus Rombos, ilha Brava e nas zonas costeiras da ilha do Fogo. A acção da NGO tem sido caracterizada por uma intervenção directa no campo, através de campanhas de sensibilização social e de projectos de conservação que visam a implementação de uma conservação eficaz e contribuíndo científicamente para diversas espécies emblemáticas e/ou endémicas como o Gongon ou Petrel de Cabo Verde, o Lagarto Chinel , as plantas endêmicas exclusivas da região Fogo e Brava e a Tartaruga Cabeçuda. A maioria dos projectos de conservação inclui uma implementação conjunta com entidades governamentais (ex. a Direcção Nacional de Ambiente de Cabo Verde - DNA), várias universidades, ONGs nacionais e internacionais, bem como o envolvimento de comunidades locais (ex.: pescadores e Associações comunitárias ) com quem o Projecto Vitó tem fortes ligações.


2. ENQUADRAMENTO 

No âmbito das relações instituicionais entre a Associação Projecto Vitó e a Direção Nacional do Ambiente de Cabo Verde, ao longo dos últimos 10 anos, esta entidade governamental tem apoiado através de financiamentos directo a realização de actividades de conservação de tartarugas marinhas na ilha do Fogo e nos Ilhéus Rombos. Nos últimos três anos devido a boa implementação das actividades e também devido ao crescimento da ONG Associação Projecto Vitó em 2017 a Direção Nacional do Ambiente decidiu estabelecer um protocolo oficial de colaboração e financiamento para a implementação das actividades enquadradas no âmbito do Plano Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas na ilha do Fogo e nos Ilhéus Rombos. Tendo em conta esta realidade o Projecto Vitó criou uma equipa de guardas de praias que anualmente são contratados para a patrulha das praias na ilha do Fogo. No ilhéu de Cima, em especial, nos últimos dois ano tem sido mantido uma equipa de monitorização durante toda a temporada de desova. Neste contexto surgiu a necessidade de contratação de um técnico com perfil adequado para a coordenação dos trabalhos de monitorização da reprodução das tartarugas marinhas, bem como para a implementação das actividades enquadradas no âmbito do protocolo de colaboração estabelecida entre a Direção Nacional do Ambiente e o projecto Vitó.


3. DESCRIÇÃO DA FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES: 

O guarda será contratado para desempenhar as seguintes funções: 

• Fiscalizar a reprodução de tartarugas marinhas nas praias de desova na ilha do Fogo de acordo com as orientações da Associação Projecto Vitó; 
• Recolher e organizar de acordo com as fichas de campo todos os dados de monitorização das tartarugas marinhas nas praias onde trabalha (rastos, ninhos, tentativas, femeas marcadas e anomalias na reprodução). 
• Comunicar aos responsaveis da equipa tecnica do Projecto Vitó qualquer situação anormal registados nas praias de desova (extração de areia, pessoas não identificadas a noite nas praias, registo de captura de taratrugas, conflitos entre equipa de guardas, pertubação de praias por pessoas que estejam a pescar com luz ou algum tipo de som durante a noite, realização de fogeiras nas praias, etc.) 
• Zelar pelo bom usos dos materiais de campo que são disponibilizados no âmbito dos trabalhos de campo (lanternas, materiais de marcação de taratrugas, tendas e outros) 
• Translocar ninhos dentro da mesma praia que tenham alto risco de inundação ou destruição;
• Participar em todas as ações de capacitação e formação promovidas pelo Projecto Vitó e os seus parcerios; 
• Apoiar na organização de todas as condições logisiticas, aquisição de materiais e equipamentos para o normal desenrolar das actividades do projecto no âmbito do protocolo na ilha do Fogo e nos ilhéus Rombos;

Resultados finais 

• Fichas de campo preenchido diariamente 
• lista de tartarugas marcadas 
• dados sobre ninhos de tartarugas transladados e capturados

Requisitos
  • Habilitações literárias mínimas 4º ano de escolaridade do ensino basico
  • Experiência Experiencia em trabalhos ligados a guardas
  • noturnos ou experiencias com trabalhos com
  • recursos marinhos – pesca ou ourtos similares
Competências de comunicação: capacidade de informar e relatar acontecimentos.
Competencias de gestão e organizacionais: Capacidade para trabalhar com o sector privado e social (pescadores, público em geral, hotéis e restaurantes, bem como comunicação social). Boas capacidades de organização e de planificação, motivação e capacidade para cumprir com os prazos estipulados.

Criatividade e iniciativa: Flexibilidade, adaptabilidade e capacidade para trabalhar de forma independente.

Línguas: capacidade de escrita em Português e crioulo. 

Documentos para a candidatura:

- Carta de pedido de vaga de emprego
- Cópia BI ou outro documento de identificação
- Declaração de NIF
- Declaração Bancária (NIB)
- Habilitação literária (mínina 4º ano)
- Contacto do candidato
- Disponibilidade

Os documentos solicitados devem ser entregues na sede da Associação do Projecto Vitó até o dia 15 de maio de 2020.

Endereço: São Filipe - Xaguate (ao lado do Super Rodrigo)
Contacto: 3581122 9937503 5162382
Email: projectovito@gmail.com
Recrutamento de Guardas de Praias - ilha do Fogo
4/ 5
Oleh

Comentários