Sugestões para elaborar uma Carta de Apresentação

Diferente do currículo, a carta de apresentação é um detalhe relevante para quem pretende conquistar um emprego. Ela possui características próprias, sendo adequadas para diferentes tipos de situações.

A carta de apresentação serve essencialmente para apresentar a candidatura, informar do envio do currículo e solicitar a realização de uma entrevista. Pode ser utilizada em duas situações distintas: em resposta a um anúncio ou ao fazer uma candidatura espontânea.

A carta de apresentação deve ser breve, formal e simples. Na sua estrutura devem estar presentes os seguintes elementos:

- Identificação do candidato (nome, morada e contacto telefónico)
- Estar endereçada ao Presidente/Diretor dos Recursos Humanos ou ao Presidente/Diretor
- Indicação de como tomou conhecimento da oferta de trabalho e identificação do anúncio a que responde com indicação da respetiva referência;
- Indicação da função a que se candidata
- Habilitações e adequação das características do candidato ao cargo, fazendo referência a experiências de trabalho anteriores e/ou interesse desenvolvido na área
- Referência à disponibilidade para uma entrevista
- Referência ao envio do currículo em anexo
- Despedida cordial, data e assinatura.

Ao elaborar uma candidatura espontânea, é necessário indicar a forma como se tomou conhecimento da empresa e fazer referência ao motivo que o levou a interessar pela mesma. Os empregadores gostam de saber o motivo pelo qual a sua empresa foi escolhida e não sentir que são mais um dos muitos a quem foi enviada uma carta de apresentação.

Deve-se ainda acrescentar de que forma o candidato se adequa ao trabalho desenvolvido na empresa e que mais valia representaria para a mesma.

Como Fazer Uma Carta de Apresentação Atraente

Você mesmo pode fazer a sua carta de apresentação, independente se você busca uma vaga em um estágio ou para alguém mais experiente que está buscando recolocação no mercado.

E como despertar a atenção dos recrutadores? Veja 3 passos para criar a sua carta de apresentação.

1. Apresente-se

Comece pelo começo. A introdução da carta pode ser o primeiro contato entre o candidato e o Headhunter. Por isso, ela deve ser objetiva. Diga quem você é e para que veio.

Alguns destaques podem ser apresentados na introdução para mostrar que vale a pena querer conhecer mais sobre você, como idiomas que domina, cursos realizados, intercâmbios e outras qualidades.

2. Mostre sua Experiência

Uma boa carta de apresentação profissional destaca a experiência e os conhecimentos do candidato.

Cite as suas qualificações, como, por exemplo, anos de experiência em área específica e o seu nível educacional.

Opte por palavras-chave que fazem referência a essas qualificações. É importante aliar as habilidades e atributos aos requisitos que aparecem no anúncio de emprego.

Além disso, ao invés de listar habilidades, cite exemplos de realizações que destacam os seus pontos fortes. Um exemplo disso pode ser esse trecho de uma carta de apresentação pronta:

Depois de ler os requisitos, asseguro que posso ajudar com os próximos desafios da agência X. Atuei dois anos como auxiliar de marketing, enquanto terminava a graduação.

Esta experiência permitiu colocar em prática os meus conhecimentos de design para a web e monitoramento de redes sociais. Também estou apto a estruturar e monitorar campanhas com orçamento acima de 100 mil reais. Além disso, consegui expandir a base de clientes da agência XYZ em 16% em 2018.”
 
3. Explique Como Você Pode Contribuir

Na carta de apresentação para empresa, reforce o quanto você poderá contribuir para o crescimento da organização. Destaque as características e experiências que tenham relação com a vaga.

Um exemplo disso pode ser esse trecho:

Coordenei a equipe comercial por X anos, onde contribuí na conquista de índices satisfatórios (mencione brevemente esses resultados). Sendo assim, asseguro que estou apto para assumir a vaga oferecida para gerente de contas”.

Modelos de Carta de Apresentação Pessoal Para Você se Inspirar

Para saber como uma carta deve ser redigida, é possível se guiar por um exemplo de Carta de Apresentação. De uma forma geral, os tópicos que devem fazer parte da sua carta são:

- Parágrafo de Apresentação: Você deve descrever o motivo que o leva a se candidatar para a vaga baseado na sua experiência profissional.

- Segundo Parágrafo: Aqui você pode completar falando sobre idiomas que tem conhecimentos ou cursos que fez ou está fazendo, mas que sejam relevantes para a função. Caso o seu nome tenha sido indicado por alguém, cite o nome dessa pessoa.

- Demais Parágrafos: Resuma as suas vivências profissionais que são relevantes para o recrutador. Por exemplo, um curso realizado, viagens de trabalho, participação em congressos, cases de sucesso, programa de voluntariado e projetos sociais.

- Fechamento: Escreva que você está agradecido pela oportunidade de mostrar as suas habilidades e reforce que você está à disposição para sanar dúvidas.

- Assinatura: Escreva o seu nome completo e deixe os seus canais de contato, tais como telefone, e-mail e redes sociais.

Fonte: Bolsa de Valores Cabo Verde & Blog Hostinger