Concurso para o Redesenho do Logotipo do INPS

Regulamento de Concurso para o Redesenho do Logotipo do Instituto nacional de previdência social – INPS, em comemoração 30º Aniversário.

1. Enquadramento 

O Instituto Nacional Previdência Social, é a Entidade que tem como responsabilidade garantir de forma ativa a proteção de indivíduos em situação de vulnerabilidade, nomeadamente, doença, desemprego, invalidez, deficiência, velhice, maternidade, proporcionando-os rendimentos substitutivos quando afetados por esses riscos sociais. 

O INPS empreendeu uma transformação ambiciosa, alinhado as suas estratégias com o processo de modernização administrativa e uso das novas tecnologias de informação e comunicação, apostando fortemente na modernização do seu sistema de informação e nas tecnologias digitais de maneira a permitir que os Contribuintes, Segurados e Cidadãos em geral, possam aceder aos seus serviços de forma célere e seguro. 

Prestes a completar os seus 30 anos de existência, o Instituto Nacional de Previdência Social - INPS, tem apostado num modelo de gestão centrado no beneficiário e cidadão, como novo paradigma: inovações que mudam a vida dos utentes, enquanto instituição robusta e de confiança. 

E para marcar esta evolução e atender assim às recentes dinâmicas sociais, culturais e econômicas, pretende através do presente Concurso convidar pessoas coletivas e individuais, do ramo da publicidade, marketing, design gráfico e afins, para apresentação de uma proposta de redesenho do seu Logotipo para a marca histórica, e continuar a garantir que a forte identidade da mesma seja mantida, sendo que os elementos visuais significativos devem continuar a ser representativos das motivações subjacentes à natureza da Instituição. 

2. Do Objetivo 
2.1. O concurso visa selecionar a melhor proposta para seu Logotipo que traduza a missão, visão e história enquanto Entidade Gestora da Proteção Social Obrigatória. 

3. Participação 
3.1. Podem participar no concurso pessoas coletivas ou individuais do ramo, de publicidade, marketing, design gráfico e afins, com valências em criação de imagens institucionais. 

3.2. Considera-se participante todo aquele que tiver seu trabalho recebido em conformidade com as normas estabelecidas neste regulamento. 

3.3. O referido Concurso é aberto a todos os cidadãos residentes ou não, e com idade superior a 18 (dezoito) anos. 

3.4. Os participantes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantindo a respetiva autoria e assumindo toda a responsabilidade decorrente de eventuais reclamações de terceiros no que diz respeito à violação de direitos de propriedade intelectual, ou outros que decorram da lei aplicável. 

3.5. O logótipo passará a ser utilizado em documentos oficiais respeitante à atividade do INPS, bem como materiais de divulgação, páginas web e ações de divulgação em redes sociais e/ou noutros suportes, pelo período que se venha a entender como adequado. 

4. Modo e prazo de apresentação das Propostas do Logotipo 
4.1. A apresentação da proposta deve obedecer aos requisitos estabelecidos no ponto 5, deste regulamento; 

4.2. Cada participante deve concorrer apenas com uma proposta; 

4.3. Cada participante deve fornecer duas cópias do arquivo digital relativo ao logotipo em imagem de alta resolução, para ser reduzida ou ampliada; 

4.4. As imagens devem ser entregues em formato Aí (Illustrator), PNG e JPEG, uma cópia impressa nas cores originais do projeto proposto e uma cópia impressa em versão positivo e negativo (preto e branco); 

4.5. Deve ser entregue uma memória descritiva do logotipo e a identidade cromática, o programa, as fontes utilizadas e a versão utilizada para o projeto proposto num arquivo digital (CD ou PenDrive) para efeito de registo das informações necessárias para o uso futuro do logotipo escolhido; 4.6. Deve ser a entregue ainda o manual de uso em formato PDF; 

4.7. O candidato deve incorporar o Slogan do INPS “Ao meu lado. A vida toda.” na sua proposta de logotipo; 

4.8. O participante deve entregar o seu trabalho de acordo com os itens supracitados, até às 16h do dia 07 de outubro de 2021, na Sede do INPS ou através do Correio Registado no seguinte endereço: 

À Unidade de Gestão de Aquisições – UGA 
Assunto: Concurso Público para a conceção de um novo logotipo do INPS 
Sede: Instituto Nacional de Previdência Social – INPS 
Avenida Amílcar Cabral n.º 65, Plateau, C.P 372 
Praia – Santiago – Cabo Verde 

5. Critérios para criação do logotipo: 
5.1. O logótipo deve ser simples, relevante, criativo, original, inédito, memorável, atemporal e versátil e coerente com a missão, visão e história do INPS. 

5.2. Projetar um logotipo que permaneça representativo e consistente com a identidade da instituição. 

5.3. O formato do logo, as letras e demais criações são livres para o candidato, devendo acompanhar as últimas tendências de design. 

5.4. A cor predominante deve ser o Laranja, preto e Cinza, nomeadamente: Laranja # CMYK 0/60/100/0 Preto # CMYK 0/0/0/100 Cinza # CMYK 0/0/0/10 

5.5. Toda a imagem, fotografia e fonte de pesquisa deve ser referenciada e entregue em conformidade com o ponto 4.5 na forma de um arquivo descrevendo todo o processo de criação do logotipo. 

5.6. O candidato que não cumprir rigorosamente os critérios e normas estabelecidos neste regulamento será automaticamente desclassificado. 

6. Aplicações 
6.1. O design deve ser projetado para ser utilizado nos materiais de comunicação impressos e digitais. 

6.2. A proposta deve garantir alta legibilidade com controle de como devem ser utilizadas as versões negativo e positivo sobre diferentes cores de fundo; 

6.3. A proposta deve indicar os casos de uso incorretos; 

6.4. A proposta deve contemplar os modelos de aplicação do logotipo em materiais institucionais incluindo os componentes abaixo especificados: 
  • Aplicação em website e Plataformas Sociais; 
  • Assinatura de email; 
  • Bandeira; 
  • Estacionário (Papel timbrado, Envelopes nos deferentes tamanhos e formatos, Capa de Processo, Cartão de Visita, Convite, Crachá, Carimbo) 
  • Peças promocionais (T-Shirts, Bonés, Canetas, Canecas, Bolsas, cantil) 
  • Peças Comunicação (Flyers, Cartaz, Brochura, Folheto) 
  • Materiais de Sinalização (Outdoor, Mupis, Letreiro, Rollup, banner, placas, etc.) 
  • Organização dos balções de Atendimento 
  • Design para Viaturas 
  • Arquitetura de Edifícios, mobiliários e iluminação 
7. Júri/Homologação 
7.1. Os Júris do concurso serão designados pelo INPS, e serão constituídos por pessoas externas a Instituição e do ramo de atividade. 

7.2. Havendo empate, o presidente do júri terá o voto de qualidade. 

8. Prémio 
8.1. A Proposta vencedora receberá o prémio no valor 150.000$00 ECV (cento e cinquenta mil escudos). 

8.2. A atribuição do prémio será efetuada no Evento de comemoração do 30º Aniversário do INPS na data a indicar. 

9. Propriedade intelectual 
9.1. A proposta vencedora e premiada passará a ser propriedade exclusiva e permanente do INPS, que terá liberdade para utilizá-la, total ou parcialmente, ou fazer os ajustes necessários que assim entender (os autores serão informados das alterações que venham a ocorrer). 

9.2. O vencedor do concurso terá de entregar um Termo de Autorização de uso dos conteúdos produzidos. 

10. Validação do Concurso 
10.1. O INPS reserva o direito de não selecionar nenhum candidato ou proposta, caso entenda, que as propostas entregues não reúnem as condições necessárias para o efeito. 

Os pedidos de esclarecimentos, de informação ou documentação complementar devem ser enviados para o seguinte endereço eletrónico inps.concursos@inps.cv ou solicitado pelo telefone 2609100, até o dia 17 de setembro de 2021. 

Cidade da Praia, aos 08 de setembro de 2021


--------------