Modelos de Currículos e Carta de Apresentação - baixar e editar

Olá pessoal, esta publicação é para ajudar nossos seguidores que pedem ajuda para criar currículos e carta de apresentação. 

Estou disponibilizando alguns modelos de currículos e carta de apresentação prontos para serem editados e utilizar em concursos.

Aproveito, também, para trazer algumas informações que podem te ajudar na criação de seu currículo, como 'o que não colocar em seu currículo' e 5 coisas que nunca devem ser ditas em uma carta de apresentação.

Os currículos seguem um modelo onde deve constar informações básicas necessárias para informar sobre sua habilidade/formação: dados pessoais, educação, experiências e habilidades. Você pode incluir, também, informações complementares que achar relevantes.

Uma carta de apresentação para um currículo é uma breve resenha de suas experiências e habilidades em forma narrativa. O propósito desse documento é destacar as informações mais importantes do seu currículo e convencer os recrutadores a lê-lo. É uma questão de conteúdo e aparência.

Segue abaixo a lista dos modelos de Currículo e Carta de Apresentação. Os arquivos estão no Word e você precisa baixar o modelo de seu interesse e editar com suas informações. *link direto do arquivo

Modelos de Currículos:

O QUE NÃO COLOCAR EM SEU CURRÍCULO:

  • Números de documento (BI, CNI, Passaporte);
  • Título "currículo" ou "curriculum vitae". Inicie o documento com seu próprio nome;
  • Não escreva o documento em primeira pessoa ("eu desenvolvi..."), prefira sempre escrever na terceira pessoa ("Desenvolveu..."');
  • Se o candidato não possui experiência profissional, não deve mentir nem preencher com informações irrelevantes. Nesse caso, é melhor não colocar nada;
  • Nunca preencher informações negativas;
  • Nunca colocar motivos pelos quais saiu de empregos anteriores;
  • Nunca colocar nomes de familiares ou composição do grupo familiar (pais, filhos ou esposa);

Segue a lista de Modelos de Carta de Apresentação:

Estas são 5 coisas que nunca devem ser ditas em uma carta de apresentação:

1. “A quem possa interessar” - Quando você não sabe o nome da pessoa responsável pela sua contratação, procure evitar “a quem possa interessar” na introdução. Isto soa muito impessoal. Em vez disso: sempre que possível, procure endereçar sua carta de apresentação para uma pessoa. Se você não conseguir o nome do responsável pelo departamento de recursos humanos, não coloque nada.

Por exemplo: "Caro João", "Prezada Maria". Se não souber o nome, restrinja-se a "Caro(a)" ou "Prezado(a)".

2. “Estou procurando uma oportunidade de trabalho mais desafiadora” - Ao dizer isto, você está dizendo nas entrelinhas que seu trabalho atual está muito abaixo das suas capacidades. Por isso, existe a possibilidade de a frase ser interpretada como sinal de arrogância. Em vez disso: Mesmo que você se encontre atualmente em uma posição pouco desafiadora, procure mencionar o quanto você é capaz de se autodesafiar.

Por exemplo: "Acredito que aquilo que eu faço é capaz de impactar positivamente o cliente. Isto é o que me motiva"

3. “Eu sou esforçado” - O problema aqui é que toda a empresa espera que os colaboradores sejam esforçados. Portanto, a afirmação não agrega valor. Em vez disso: procure mencionar de que maneira você resolveu algum problema onde trabalhou e obteve resultados.

Por exemplo: "Durante o tempo em que fiz parte da equipe na última empresa, o índice de satisfação dos clientes aumentou 40% no mesmo período."

4. “Embora eu não possua experiência…” - Nunca enfatize a falta de experiência para o cargo. Esta informação chamará a atenção do recrutador para aquilo que você não possui. Em vez disso: procure destacar as habilidades e competências que você possui adequadas para a vaga.

Por exemplo: "Possuo muita disposição, proatividade e energia para iniciar no meu primeiro emprego"

5. “A minha pretensão salarial é…” - Evite abordar valores em termos de salário na carta de apresentação. Você deixará a impressão de que este é o motivo principal da candidatura. A maioria dos recrutadores está a procura de pessoas com outras motivações além do dinheiro. Por isso, somente inclua a informação quando a empresa solicitar explicitamente. Em vez disso: fale da sua motivação em fazer parte da equipe e demonstre como seus valores se alinham com os da empresa.

Por exemplo: "Gostaria de fazer parte desta empresa que valoriza e respeita as relações com seus clientes."

Vamos continuar atualizando estas listas com mais modelos de currículos e carta de apresentação.

Espero ter ajudado.

---- Créditos: zety, todacarreira, jovemaprendiz2021