Por que Portugal está facilitando a entrada de estrangeiros no país? Entenda!

Na última década houve um aumento de 40% de emigrantes em Portugal e, ainda assim, Portugal procura pessoas por vagas de trabalho.
Nas últimas semanas tem havido uma agitação em Cabo Verde sobre recrutamento de quadros para o mercado de trabalho em Portugal. Nós mesmos, do Vagas Cabo Verde, publicamos dois anúncios de vagas, a pedido de empresas em Portugal, para as áreas de construção civil e hotelaria.

Noticiamos, também, sobre a Lei aprovada pelo Governo Português para facilitar Vistos de Trabalho para estrangeiros e a visita da Comitiva composta por representantes da Organização Internacional das Migrações - OIM, o IEFP de Portugal, o Presidente da Região Turística do Algarve e Presidente da Associação de Hotéis do Algarve, dando conta de que estão a precisar de mão-de-obra ligada ao turismo.

E mais recentemente, a 27 de julho, a IEFP de Cabo Verde anunciou que no mês de Outubro haverá, nas ilhas de São Vicente e Santiago, uma Feira de Emprego para atrair mão-de-obra para Portugal. Notícia que não foi bem recebida pela Cabo Verde Empresas (CVE), conforme noticiou o jornal Santiago Magazine, que alega que "permitir operadores portugueses contratarem 2.500 trabalhadores será um desastre total para nós". Por outro lado, a IEFP vê na migração laboral de Cabo-verdianos para Portugal como "uma grande" oportunidade para os jovens. E não é?

Mas, por que Portugal está facilitando a entrada de estrangeiros no país?

Na última década houve um aumento de 40% de emigrantes em Portugal e, ainda assim, Portugal procura pessoas por vagas de trabalho.

A Record News (Brasil) entrevistou Ivania Marconi, especialista em Direito da União Europeia pela Universidade do Minho de Braga, que respondeu a esta pertinente pergunta.

"É verdade, Portugal ainda continua sendo atrativo. Aqui é necessário muita mão-de-obra, porque é um país em que a população é mais idosa e os jovens nacionais acabam indo para outros países, por conta da mobilidade, da circulação, então, acaba tendo uma necessidade muito grande de profissionais que queiram trabalhar, principalmente nos ramos de hotelaria, turismo, construção civil. É um mercado que está sempre à procura de pessoas para trabalhar.", explica Ivania Marconi.

Quando questionada se os salários são bons, Ivania responde que "o salário em Portugal não é tão bom assim; Portugal é um dos países da União Europeia que tem um dos salários mais baixos. Os jovens que são nacionais (portugueses), por conta do livre acesso a outros países da UE, acabam migrando para outros países - para a França, a Bélgica, a Alemanha, e acaba sobrando vagas aqui (Portugal), que acaba sendo atrativos para cidadãos de países terceiros, que buscam uma nova vida, uma melhor qualidade de vida e tranquilidade. E, apesar de o salário mínimo aqui não ser muito atrativo, o que mais atrai as pessoas que vem pra cá é a tranquilidade e a segurança. São N fatores que acabam atraindo os emigrantes pra cá, não só o salário."

Leia o artigo Barómetro: Os salários em Portugal são baixos. Mas porquê?

NOTA de Vagas Cabo Verde: É difícil entender as mentes que governam o nosso país. Não há trabalho, milhares de jovens no desemprego há vários anos, o acúmulo de desrespeito e abuso para com as leis trabalhistas e os direitos dos trabalhadores, mas ainda assim alguns não querem que os Cabo-verdianos saem do país para procurarem uma vida melhor em outras paragens, alegando que o país terá carência de quadros em diversos setores de atividade. A pergunta: e os quadros que estão no desemprego há vários anos quando vão ser contratados?

----
Com informações de Record News, IEFP, Santiago Magazine

Getting Info...

Sobre o Autor

Agência de Criação e Gerenciamento de Sites.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Política de Privacidade
Utilizamos Cookies neste Site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão à Internet. Conecte-se e comece a navegar novamente.
AdBlock Detectado!
Detectamos que você está usando um Plug-in de bloqueio de Anúncios em seu Navegador.
A receita que ganhamos com os Anúncios é usada para gerenciar este Site, solicitamos que você coloque nosso Site na lista de permissões em seu Plug-in de Bloqueio de Anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.