Passo a passo: Visto para Procura de Trabalho e de Nômades Digitais

Leia com atenção e entenda tudo sobre essas duas modalidades de vistos e o como deve proceder
Olá! Temos seguido os comentários de nossos seguidores em nossa página e grupo no Facebook, nas publicações sobre os Vistos Para Procura de Trabalho em Portugal e Nômades Digitais, e temos percebido uma confusão em torno das informações publicadas. 

Alguns até alegam "desinformação", sem contar que recebemos dezenas de mensagens diariamente, de pessoas solicitando informações e esclarecimentos.

Sendo assim, e para aqueles que estão um pouco perdidos, em meio a tanta informação, escrevemos este último passo a passo sobre este assunto para explicar tudo o que está por detrás destas modalidades de vistos e quais informações e passos devem seguir.

Pois bem! A primeira publicação feita por VAGAS CABO VERDE sobre este assunto data de 12 de julho de 2022, quando publicamos uma notícia de que o Governo Português criou um NOVO TIPO DE VISTO para facilitar a procura de trabalho de estrangeiros em Portugal.

De lá pra cá, publicamos todas as informações referente a estes novos vistos, as leis sobre os acordos de mobilidade entre os países da CPLP, as propostas de lei, a aprovação dessas leis, quando entraram em vigor, gravamos dois vídeos falando sobre o assunto, etc. Quem esteve atento e seguiu todas as informações conseguiu conectar uma informação com a outra e entendeu tudo sobre o assunto. E, caso alguém tenha interesse em ler todas as informações que publicamos desde o início, acesse esta Categoria em nosso site e pesquise todos os artigos publicados desde o início.

Então, vamos ao passo a passo... Prestem bem a atenção!

Portugal criou duas novas modalidades de vistos para quem quer ir trabalhar em Portugal - o Visto Para Procura de Trabalho e o Visto Para Nômades Digitais. As informações sobre cada uma dessas modalidades de vistos estão nesses dois artigos que foram publicados aqui no site, caso tenham interesse, leiam:

Visto de Procura de Trabalho

De forma resumida, a lei diz:

a) Para o visto de procura de trabalho, é concedido um visto de 120 dias (4 meses), com possibilidade de ser renovado por mais 60 dias (2 meses) para você procurar um trabalho em Portugal. A exigência para este visto é que você precisa comprovar uma renda no valor de 3 salários mínimos de Portugal ou apresentar um representante financeiro que se encarrega de custear tudo sobre a sua estadia em Portugal, enquanto procura um trabalho.

Se você deseja pedir este tipo de visto para procurar trabalho em Portugal deve fazer o seguinte:

1. Solicitar a Declaração de Manifestação de Interesse em inscrever-se no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), antes de apresentar o pedido de visto para procura de trabalho. Se ainda não solicitou a Declaração, clique aqui e solicite a sua, preenchendo o formulário no site. 

2. Reunir todos os Documentos Necessários para solicitar o visto

Os documentos necessários são:

Documentação Geral
  • Requerimento em modelo próprio - este documento é facilitado pela embaixada para preenchimento;
  • Passaporte ou outro documento de viagem válido por mais 3 meses para além da duração da estada prevista;
  • Duas fotografias iguais, tipo passe, atualizadas e em boas condições de identificação do requerente;
  • Título de transporte que assegure o seu regresso - não é necessário para cidadãos de países da CPLP;
  • Comprovativo da situação regular caso seja de outra nacionalidade que não a do país onde solicita visto;
  • Requerimento para consulta do registo criminal português pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) - este documento é facilitado pela embaixada para preenchimento;
  • Certificado de registo criminal do país de origem ou do país onde o requerente resida há mais de um ano (os menores de 16 anos estão isentos da apresentação dos documentos relativos ao registo criminal);
  • Seguro de viagem válido, que permita cobrir as despesas necessárias por razões médicas, incluindo assistência médica urgente e eventual repatriamento;
  • Comprovativo da disponibilidade de recursos financeiros, no montante de pelo menos três vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida.
Poderá ser dispensada o comprovativo de meios de subsistência próprios mediante a apresentação de um termo de responsabilidade subscrito por cidadão português ou cidadão estrangeiro habilitado, com documento de residência em Portugal, que garanta a alimentação e alojamento ao requerente do visto, bem como a reposição dos custos de afastamento, em caso de permanência irregular. Este deve ainda dispor de meios de subsistência no montante de pelo menos três vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida.

3. Após reunir todos os documentos, o próximo passo é fazer o agendamento/marcação do visto

Conforme informações da Embaixada de Portugal, a empresa responsável pelos agendamentos de visto, é a Empresa contratada VFS GLOBAL. Para fazer agendamentos de vistos você precisa criar uma conta no site e fazer o seu agendamento. Criamos um tutorial aqui no site, ensinando como cadastrar no site da VFS GLOBAL, clique aqui e veja como fazer o cadastro.

OBS.: até o momento a VFS GLOBAL não liberou vagas para agendamentos dessa modalidade de vistos, infelizmente. Sendo assim, precisamos aguardar por informações da empresa ou da embaixada de Portugal. Não há mais nada que possamos fazer.

Visto de Nômadas Digitais

Para esta modalidade de visto, recomendamos que você leia o artigo que escrevemos com todas as informações sobre esta modalidade de visto, inclusive os Documentos Necessários, neste link.

O procedimento para o agendamento desta modalidade de visto é o mesmo para o visto de procura de trabalho, mencionado acima, e deve ser feito através do site da VFS GLOBAL.

PERGUNTAS FREQUENTES:

Para o visto de procura de trabalho é exigido contrato de trabalho?

Não. O visto para procura de trabalho é um tipo de visto e o visto de trabalho é outro tipo de visto. Se você já tem um contrato de trabalho deve solicitar um visto de trabalho. Se deseja ir para Portugal para procurar trabalho deve solicitar o visto para procura de trabalho.

Para o visto de procura de trabalho é exigido extrato bancário?

SIM, se você vai comprovar que tem condições de se manter em Portugal enquanto procura trabalho. E NÃO, se você tem um representante financeiro. Se você tem um representante financeiro, esta pessoa é quem vai comprovar a renda e lhe envia um Termo de Responsabilidade, lembrando que esse pessoa precisa ser um cidadão português ou alguém com documento de residência em Portugal.

Há exceções para cidadãos da CPLP?

SIM. Leia no artigo Informações para os cidadãos da CPLP sobre o Novo Visto de Procura de Trabalho em Portugal

Outras dúvidas, contatem a embaixada de Portugal na Praia ou a empresa VFS GLOBAL na Prainha - Praia.

Esperamos que esse passo a passo tenha ajudado a alguns a entenderem sobre essas modalidades de vistos e o como devem proceder para solicitar esses vistos.

Sobre o Autor

Criamos Negócios Digitais em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Utilizamos Cookies neste Site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão à Internet. Conecte-se e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um Plug-in de bloqueio de Anúncios em seu Navegador.
A receita que ganhamos com os Anúncios é usada para gerenciar este Site, solicitamos que você coloque nosso Site na lista de permissões em seu Plug-in de Bloqueio de Anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.