Fizemos uma pesquisa no site E-VISA de Cabo Verde, que é o site que sempre fizemos agendamentos de vistos para Portugal, antes da VFS GLOBAL, e vimos que já foi adiciona à lista de Tipos de Visto, o tipo de visto PROCURA DE TRABALHO, com as informações sobre os documentos necessários para este tipo de visto.
Aqui não vamos falar sobre a marcação de vistos, se o agendamento está aberto ou não, ou como é feito o agendamento, porque isso deve ser feito, individualmente, por quem está interessado em fazer agendamentos de visto. Só estamos informando os documentos necessários para o visto de PROCURA DE TRABALHO.
Caso queria verificar por você mesmo, acesse o site E-VISA e faça login com seus dados, caso já tenha uma conta na plataforma - caso não tenha uma conta no site, basta criar uma. Ao entrar no site, faça clique no menu SOLICITAR PEDIDO DE VISTO e o formulário de pedido de visto é exibido, solicitando as seguintes informações:
- Qual a sua nacionalidade? - Selecione CABO VERDE
- Qual o seu país de residência? - Selecione CABO VERDE
- Qual o seu tipo de passaporte? - Selecione PASSAPORTE COMUM
- Quantos dias deseja ficar? - Selecione MAIS DO QUE 90 DIAS
- O objectivo da viagem é para tratamento médico ao abrigo da junta médica de saúde? - Selecione NÃO
- Pretende estabelecer residência em Portugal com familiar cidadão da UE? (sendo conjuge/parceiro ou ascendente/descendente directo e/ou a cargo do próprio ou do conjuge/parceiro) - Selecione NÃO
- Pretende ficar? - Selecione MAIS DE 1 ANO
- Qual o motivo da estada? - Selecione PROCURA DE TRABALHO
TIPO DE VISTO: RESIDÊNCIA - PROCURA DE TRABALHO
Os documentos necessários são:
Documentação Geral
- Requerimento em modelo próprio;
- Passaporte ou outro documento de viagem válido por mais 3 meses para além da duração da estada prevista;
- Duas fotografias iguais, tipo passe, atualizadas e em boas condições de identificação do requerente;
- Título de transporte que assegure o seu regresso;
- Comprovativo da situação regular caso seja de outra nacionalidade que não a do país onde solicita visto;
- Requerimento para consulta do registo criminal português pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF);
- Certificado de registo criminal do país de origem ou do país onde o requerente resida há mais de um ano (os menores de 16 anos estão isentos da apresentação dos documentos relativos ao registo criminal);
- Seguro de viagem válido, que permita cobrir as despesas necessárias por razões médicas, incluindo assistência médica urgente e eventual repatriamento;
- Comprovativo da disponibilidade de recursos financeiros, no montante de pelo menos três vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida.
Poderá ser dispensada o comprovativo de meios de subsistência próprios mediante a apresentação de um termo de responsabilidade subscrito por cidadão português ou cidadão estrangeiro habilitado, com documento de residência em Portugal, que garanta a alimentação e alojamento ao requerente do visto, bem como a reposição dos custos de afastamento, em caso de permanência irregular.
Este deve ainda dispor de meios de subsistência no montante de pelo menos três vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida.
Documentação específica:
Este deve ainda dispor de meios de subsistência no montante de pelo menos três vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida.
Documentação específica:
- Declaração com indicação das condições da estada prevista;
OBS.: não sabemos informar se o agendamento pode ser feito no próprio site E-VISA ou através do site da VFS GLOBAL. O que verificamos é que no site da VFS não há informações sobre este tipo de visto ainda. De qualquer forma, caso tenha interesse, contate a embaixada de Portugal ou a VFS, em Prainha, e solicite esclarecimentos sobre onde e como fazer os agendamentos para este tipo de visto e os documentos que precisam ser preenchidos.
Esperamos ter ajudado!