Informações Sobre Vistos em VISTOS CABO VERDE Acessar Agora!

Documentos Necessários para o Visto de Procura de Trabalho em Portugal

Após a VFS GLOBAL em Cabo Verde ter publicado informações sobre o Visto de Procura de Trabalho no site deles, temos feito algumas publicações, com orientações sobre esta nova modalidade de visto para quem deseja entrar em Portugal para procurar trabalho.

Divulgamos, também, o check-list de documentos necessários para solicitar o referido visto. No entanto, algumas informações são confusas, nomeadamente o Seguro de Viagem, reserva de hotel e bilhete de passagem para quem vai solicitar o visto por conta própria.

Conversamos com algumas pessoas que já entregaram os documentos para o Visto de Procura de Trabalho, que nos passaram algumas informações que podem ajudar aqueles que ainda estão organizando seus documentos para solicitarem o referido visto.

Primeiramente, antes de falar sobre os documentos que lhes foram solicitados, convém informar, para os que estão ainda buscando informações sobre este tipo de visto, que o agendamento de vistos para procura de trabalho é feito no site da VFS GLOBAL em Cabo Verde. Acesse este link, crie sua conta na plataforma e verifique quando há datas para agendamentos em aberto. Caso não consegue fazer isso sozinho, solicite ajuda a alguém ou procure uma agência para te ajudar com isto.

Para o Visto de Procura de Trabalho, há duas opções possíveis:

1. Solicitar o visto POR CONTA PRÓPRIA - neste caso, o requerente precisa comprovar todas as exigências e documentação do referido visto, e principalmente, as condições de estadia enquanto procura trabalho em Portugal, nomeadamente os 3 salários mínimos de Portugal.

2. APRESENTAR UM REPRESENTANTE FINANCEIRO, que será seu responsável e assinará um Termo de Responsabilidade, afirmando que tem condições de oferecer alojamento, alimentação e despesas de regresso (em casos especiais), enquanto procura trabalho em Portugal.

Se você vai solicitar o Visto para Procura de Trabalho POR CONTA PRÓPRIA, precisa entregar os seguintes documentos:
  • Comprovativo de apresentação de declaração de manifestação de interesse para inscrição no IEFP apresentada online - se não sabe ainda do que se trata, clique aqui para entender o que é e solicite a sua;
  • Formulário de pedido de visto nacional (preenchido na íntegra e assinado pelo requerente) - este formulário;
  • 2 Fotografias iguais, tipo passe, atualizadas e em boas condições de identificação do requerente (1 colada no formulário);
  • Passaporte ou outro documento de viagem, válido por mais de três meses após a data prevista para o regresso;
  • Certificado de registo criminal emitido pela autoridade competente do país de nacionalidade do requerente ou do país em que resida há mais de um ano (não aplicável a menores de 16 anos), com Apostila de Haia (se aplicável) ou legalizado;
  • Requerimento para consulta do registo criminal português pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (não aplicável a menores de 16 anos), assinado e reconhecida assinatura no Cartório - baixar modelo | exemplo do requerimento preenchido;
  • Declaração com a indicação das condições da estada prevista - Este documento é a Carta de Intenção que deverá conter todos os objetivos e esclarecimentos de sua estadia em Portugal. Neste documento você deve informar o que vai fazer em Portugal, onde vai ficar, etc. Escreva todas as informações sobre suas intenções para solicitar o referido visto.
  • Bilhete de Passagem de ida e volta;
  • Extrato Bancário, com o valor de 3 salários mínimos de Portugal - em torno de 235.000$00;
  • Reserva de Hotel de 120 dias;
  • Seguro de Viagem de 120 dias.
Se você vai solicitar o Visto de Procura de Trabalho COM UM REPRESENTANTE FINANCEIRO, precisa entregar os seguintes documentos:
  • Comprovativo de apresentação de declaração de manifestação de interesse para inscrição no IEFP apresentada online - se não sabe ainda do que se trata, clique aqui para entender o que é e solicite a sua;
  • Formulário de pedido de visto nacional (preenchido na íntegra e assinado pelo requerente) - este formulário;
  • 2 Fotografias iguais, tipo passe, atualizadas e em boas condições de identificação do requerente (1 colada no formulário);
  • Passaporte ou outro documento de viagem, válido por mais de três meses após a data prevista para o regresso;
  • Cópia de BI/CNI e Passaporte;
  • Certificado de registo criminal emitido pela autoridade competente do país de nacionalidade do requerente ou do país em que resida há mais de um ano (não aplicável a menores de 16 anos), com Apostila de Haia (se aplicável) ou legalizado;
  • Requerimento para consulta do registo criminal português pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (não aplicável a menores de 16 anos), assinado e reconhecida assinatura no Cartório - baixar modelo | exemplo do requerimento preenchido;
  • Termo de Responsabilidade de seu Representante Financeiro (modelo universal - 3 páginas para o preenchimento e reconhecimento de assinatura); use este modelo;
  • Cópia de Documento de Identificação de seu Representante Financeiro;
  • Atestado de Residência de seu Representante Financeiro;
  • Contrato de Arrendamento ou Caderneta predial atualizada (ou seja, documentos de Casa ou comprovativo de existência da casa);
  • Extrato Bancário do representante financeiro, com o valor de 3 salários mínimos de Portugal.
Para os Cidadãos de países da CPLP que vão apresentar um representante financeiro para solicitar o visto de procura de trabalho, a lei diz que, neste caso, estão dispensados de apresentar:
  • Seguro de viagem;
  • Meios de subsistência; e,
  • Título de transporte de regresso.
OBSERVAÇÕES:

1. Alguns dizem que não lhes foi solicitado, no processo de entrega dos documentos na VFS, o Extrato Bancário do Represetante Financeiro, no entanto, fica a dúvida: se o representante financeiro não enviar o extrato bancário para comprovar o valor exigido, como a Embaixada vai saber se a pessoa tem condições financeiras para te receber em Portugal? Nós pensamos assim: não há problemas em enviar o extrato bancário; se lhe for exigido você terá o documeto em mãos para entregar; caso não for solicitado, não entregue. 

2. O valor do visto é de 14.460$00 escudos, relembrando que desse valor, os 4.440$00 é a taxa cobrada pela VFS GLOBAL pelo serviço de agendamento de vistos. O restante do valor é do Visto em si.

3. Alguns ainda têm dúvidas sobre o título de passagem de regresso para quem vai solicitar o visto por conta própria. Sobre isso, vamos basear no seguinte: a lei diz que quem vai apresentar um representante financeiro não precisa do título de transporte de regresso (passagem de volta) porque na própria lei já é mencionado que o representante financeiro é o responsável "que garanta a alimentação e alojamento ao requerente do visto, bem como a reposição dos custos de afastamento, em caso de permanência irregular". Então, para quem vai por conta própria, precisa apresentar o título da passagem de regresso.

4. Sobre o agendamento de vistos, caso tiver algum problema ao entregar os documentos no dia da marcação, a VFS GLOBAL cobra o valor de 4.000$00 e pode entregar os documentos, em qualquer outro dia, sem necessitar fazer um novo agendamento. Basta reorganizar os documentos e dirigir à empresa. *informações da própria empresa, mas pode confirmar isso no momento, caso for o caso.

LEIA a experiência de um de nossos seguidores, clicando neste link, e tire algumas dúvidas sobre a documentação e o processo de solicitação do referido visto.

Boa sorte a todos!

Sobre o Autor

Criamos Negócios Digitais em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Utilizamos Cookies neste Site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão à Internet. Conecte-se e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um Plug-in de bloqueio de Anúncios em seu Navegador.
A receita que ganhamos com os Anúncios é usada para gerenciar este Site, solicitamos que você coloque nosso Site na lista de permissões em seu Plug-in de Bloqueio de Anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.