Denúncias sobre alegada "venda" de agendamentos de vistos

Profissionais com contratos de trabalho para trabalhar em Portugal, procuraram o Mindelinsite para denunciar o que creem ser uma alegada "venda" de agendamentos de vistos.

Aqui no VAGAS CABO VERDE, por várias vezes, temos alertado sobre essa prática por parte de agências e pessoas, aproveitando da situação para lucrarem. Já recebemos até mensagens de pessoas solicitando divulgar serviços de agendamentos - sem identificar-se, dizendo que sabem quando as vagas para agendamentos serão abertas.

De acordo com informações do Mindeinsite, mais de 100 pessoas de idades e profissôes diferentes foram recrutadas por várias empresas para trabalharem em Portugal. Algumas como motorista e outras para laborar em empresas de diferentes sectores de actividades. O processo arrancou em agosto de 2022 e, de acordo com fontes, foram contemplados maioritariamente jovens, que sonham conseguir um trabalho em Portugal.

Em novembro, o dono de uma das empresas veio à Cabo Verde, mais precisamente a São Vicente, para trazer a documentação e agilizar a viagem dos contratados. “Infelizmente, era ainda necessário fazer acertos na documentação. Por isso, levou o dossiê de volta para Portugal para as devidas correções. Regressou em janeiro, agora com o processo completo. Este foi carimbado e apostilado no Cartório mas, infelizmente, não há vagas para fazer agendamento. Há cinco meses que não há vagas. É uma falta de respeito”, desabafam, lembrando que o processo tem custos, alguns assumidos pelas empresas de recrutamento.

De acordo os entrevistados pelo Mindelinsite, o processo de agendamento on-line é feito exclusivamente através da empresa VFS Global, mas este encontra-se fechado. “De agosto a janeiro é muito tempo. Estamos a ser penalizados. Entretanto, recebemos informações de que na Praia estão a ser feitos agendamentos, mediante o pagamento de 70 mil escudos. Alegadamente pessoas dentro da embaixada ligadas a outras de fora estão a "furar" este bloqueio e a ganhar um extra. A ser verdade, algo de errado está por detrás disso. Esperamos que as entidades competentes averiguem esta denúncia porque é muito grave”, acusam estas fontes, que dizem ter abordado a VFS Global por e-mail, sobre a falta de agendamento e a resposta é que estão a espera do alvará da embaixada.

Desolados e com medo de perderem “a oportunidade da sua vida”, alguns decidiram enviar e-mails para a embaixada de Portugal na cidade da Praia e a resposta foi ainda mais desanimadora. “Informa-se que o agendamento para pedidos de visto é feito online, conforme disponibilidade das datas através do site da VFS Global. Se não existe disponibilidade de vagas, significa que as existentes se encontram todas ocupadas”, indica. Recomenda, no entanto, uma consulta regular ao site desta empresa.

Decidiram então fazer esta denúncia, na expectativa de uma investigação célere e que medidas sejam adoptadas com urgência porque, dizem, “somos todos cabo-cabo-verdianos e queremos ter uma vida melhor”.

Dado a impossibilidade de contactar a embaixada de Portugal em Cabo Verde, o Mindelinsite compromete-se a retomar o assunto em caso de reacção ou resposta das instituições visadas.

Fonte:
mindelinsite.com

Sobre o Autor

Criamos Negócios Digitais em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Utilizamos Cookies neste Site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão à Internet. Conecte-se e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um Plug-in de bloqueio de Anúncios em seu Navegador.
A receita que ganhamos com os Anúncios é usada para gerenciar este Site, solicitamos que você coloque nosso Site na lista de permissões em seu Plug-in de Bloqueio de Anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.