Informações Sobre Vistos em VISTOS CABO VERDE Acessar Agora!

Quais Trabalhos são aceitos para o Visto de Procura de Trabalho?

Muitas pessoas tem dúvidas sobre os tipos de trabalho que são aceitos com o visto para procura de trabalho em Portugal.

Alguns questionam se esta modalidade de visto é só para alguém com alta qualificação profissional - médicos, dentistas, advogados, profissionais de TI ou para alguém com baixa ou nenhuma qualificação. Afinal, para quem é este tipo de visto?

Contextualizando, o visto para procura de trabalho é uma nova modalidade de visto que permite a um estrangeiro entrar em Portugal para procurar um trabalho, subordinado. A regulamentação estabelece prazo de 120 dias, prorrogável por mais 60, para que estrangeiros sejam contratados — precisarão comprovar que têm recursos financeiros para se instalar no país. Lei mais informações sobre o visto de procura de trabalho, neste link

Voltando ao assunto, um dos documentos exigidos para o processo de solicitação do Visto de Procura de Trabalho em Portugal é a Declaração de Manifestação de Interesse para Inscrição no IEFP de Portugal. E, conforme informações no próprio site, este documento serve para declarar que após a entrada em território português você pretende inscrever-me no Instituto de Emprego e Formação Profissional para procurar trabalho.

No formulário de preenchimento para solicitar a referida Declaração, além dos dados pessoais da pessoa, é solicitado informações sobre as Áreas em que a pessoa já trabalhou ou tem experiência profissional (e você pode selecionar até 5 opções) e Área profissional em que procura emprego, podendo selecionar até 3 opções.

Para o visto de procura de trabalho em Portugal o IEFP de Portugal quer saber seu grau de qualificação profissional, se tem experiência profissional, em que áreas pretende procurar trabalho ou se não tem nenhuma formação ou experiência profissional.

Nas duas opções do formulário onde a pessoa precisa informar as Áreas em que já trabalhou ou tem experiência profissional e a Área profissional em que procura emprego, deixa a entender que a pessoa precisa confirmar que tem experiência profissional e em que áreas pretende procurar emprego, tendo uma formação na referida área ou não, para poder solicitar a tal Declaração.

As áreas são diversas, desde Arquitetos, Designers, Engenheiros, Professores, Motoristas, Trabalhadores de limpeza e domésticos, etc.

Caso a pessoa não tenha experiência profissional, como o caso de recém-formados, ou não tem nenhuma qualificação nas áreas em que deseja procurar emprego, há no próprio formulário a opção de informar que é um Trabalhador não qualificado. Ou seja, é um trabalhador que pode não ter nenhuma experiência profissional nas áreas mencionadas ou não tem nenhuma formação/qualificação nas mesmas.

Resumidamente, se você é um profissional de alta qualificação ou de baixa qualificação a notícia boa é que você pode se aplicar para esse procedimento e solicitar o Visto para Procura de Trabalho em Portugal. Em outras palavras, independe de seu grau de qualificação acadêmica ou experiência profissional. Razão por que, tanto para a confirmação das Áreas em que já trabalhou ou tem experiência profissional e a Área profissional em que procura emprego, o IEFP deixa em aberto a opção de informar que você pode ser um Trabalhador não qualificado para nenhuma das áreas mencionadas no formulário de pedido de Manifestação de Interesse para Inscrição no IEFP de Portugal.

Então, fique tranquilo quanto a este assunto. Não importa se você tem grau acadêmico de médico ou não tem nenhuma formação e trabalha como empregada doméstica ou guarda noturno, você pode solicitar o visto de procura de trabalho, desde que comprove as exigências do referido visto.

Boa sorte a todos.

Com informações de:
Diário da Cidadania

Sobre o Autor

Criamos Negócios Digitais em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Utilizamos Cookies neste Site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão à Internet. Conecte-se e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um Plug-in de bloqueio de Anúncios em seu Navegador.
A receita que ganhamos com os Anúncios é usada para gerenciar este Site, solicitamos que você coloque nosso Site na lista de permissões em seu Plug-in de Bloqueio de Anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.