Nós temos uma imagem ilusória criada por nós mesmos, por aqueles que já emigraram, e pensamos que do outro lado a vida é boa. Muitos escondem a tristeza e a luta diária em um país que não é seu e a burocracia para encontrar um trabalho ou tirar um documento.
Essas são as maiores dificuldades/desafios para quem entra em Portugal com o visto de Procura de Trabalho. Tenha isso em mente e vá preparado para a luta. Com isso não queremos dizer que você vai perder a batalha, mas que precisa saber lidar com essas situações e não se desesperar. Vá à luta que vai dar tudo certo.
1. As empresas (não todas) estão pedindo a Manifestação de Interesse para a contratação.
As empresas que desconhecem o novo visto para Procura de Trabalho estão exigindo a Manifestação de Interesse para contratarem trabalhadores. Sobre isso já escrevemos uma publicação aqui no blog orientando o que deve fazer. Clique aqui e leia.
2. Documentação: NIF, NISS, Número de Utente.
O governo, aquando da criação desta modalidade de visto, disse que as pessoas que entrariam em Portugal com o Visto de Procura de Trabalho já iriam com este documento, só que não é o que está acontecendo.
Para tirar o NIF você precisa de um Representante Fiscal. Procure alguém que reside legamente em Portugal e possa ser seu representante fiscal e faça uma procuração para que essa pessoa seja o seu representante fiscal. Esta procuração precisa ser reconhecida a assinatura em Cartório.
Sobre o NISS - Número de identificação da Segurança Social, as pessoas que não solicitaram o NISS on-line com antecedência, não coseguem mais tirar este documento, presencialmente. A sugestão é solicitar o NISS, on-line, o quanto antes de chegar em Portugal. Faça a sua solicitação através deste link e salve o número de protocolo emitido.
Com relação ao Número de Utente - número para ter direito a Assistência Saúde, consegue tirar em um Centro de Saúde. Emitem um número provisório e após ter a residência provisória, você precisa alterar este número para um número definitivo.
3. Arrendamentos
Nas grandes cidades está sendo caro e complicado encontrar um quarto para morar. É um desafio, mas não impossível. Pesquise muito.