Este post é para esclarecer o que muitos já sabem e alertar a alguns sobre o que percebemos estar acontecendo sobre os agendamentos de vistos.
Desde o mês de outubro de 2022 a Embaixada de Portugal em Cabo Verde abriu os agendamentos para o Visto de Procura de Trabalho. Neste início era mais fácil fazer os agendamentos e as informações eram compartilhadas rapidamente - logo que alguém souber que tem vagas para agendamentos em aberto, recebíamos algumas notificações e escrevíamos um post informando a todos. Hoje, isso já não acontece. Ficou mais difícil conseguir uma vaga para agendamento, apesar de todas as semanas são abertas vagas para as várias modalidades de vistos.
Primeiramente, queríamos relembrar a todos que nós não fazemos agendamentos de vistos. Nunca fizemos um agendamento de visto a ningúem porque nós não prestamos este serviço. Até o site www.vistoscv.com que criamos é para divulgar informações gratuitas sobre o assunto.
Primeiramente, queríamos relembrar a todos que nós não fazemos agendamentos de vistos. Nunca fizemos um agendamento de visto a ningúem porque nós não prestamos este serviço. Até o site www.vistoscv.com que criamos é para divulgar informações gratuitas sobre o assunto.
Mudanças na Plataforma da VFS
Para quem está atento, pode constatar que agora a plataforma de agendamento de vistos da VFS usa os serviços da CloudFlare para monitorar os acessos ao site - o sistema verifica se a sua conexão é segura; o usuário precisa confirmar que não é um robô, conforme imagem abaixo:
E, adicionaram um tempo de espera para acessar a página de login da plataforma, conforme vê-se na imagem abaixo. Isso, conforme é explicado no texto da imagem abaixo, é pelo fato de estarem recebendo um alto volume de tráfego no site (muitos acessos simultâneos) que pode derrubar o servidor da plataforma. Às vezes, como alguns alegam, não é culpa da Embaixada os repetidos erros no site, é o que acontece normalmente quando um site recebe centenas ou milhares de "requests" ao mesmo tempo. Só um servidor potente aguenta tantos acessos simultaneamente e processando dados do banco de dados. E, para que o Servidor do site não caia, o usuário precisa aguardar a sua vez.
O tempo de espera cremos ser baseado no número de logins ativos na plataforma no momento do acesso. Tudo bem quanto a isso, porque essas centenas ou milhares de acessos em simultâneo podem derrubar um site se o servidor não tem capacidade para dar resposta a todos. E sabemos que centenas de pessoas estão atentas, verificando quando há vagas para agendamentos.
Essas duas mudanças já cria um constrangimento ao usuário.
Outro problema é que durante o processo de agendamento, quando há vagas abertas, o sistema desconecta o usuário, apresentando uma mensagem de erro. Não é possível saber ao certo o motivo disso, mas é a reclamação que mais vemos por aí. De repende, aparece uma página como essa:
Ou seja, se já era difícil conseguir um agendamento sem usar recursos - várias empresas e pessoas usam Scripts para verificar quando há vagas disponíveis para agendamentos, agora a situação ficou pior.
Problemas mencionados por quem procura um agendamento
1. Validade dos documentos. Muitos estão procurando ajuda para agendar o visto porque seus documentos vão expirar a data.
Sobre isso, algum tempo atrás escrevemos uma nota para alertar as pessoas, de que se está sendo difícil fazer um agendamento de visto, que o melhor seria tentar conseguir um agendamento de visto antes de solicitar o documento em Portugal, mas as pessoas, simplesmente, não dão ouvidos. E agora, se não conseguir um agendamento o que vai fazer? Nada! Solicite um novo documento.
2. Não há vagas para agendamento. Há vagas sim, e elas são disponbilizadas semanalmente, conforme informações da própria embaixada. O problema é que quem está conseguindo fazer os agendamentos são as agências que, possivelmente tem contatos dentro da VFS e lhes são informados sobre quando as vagas são abertas e pessoas que usam recursos extras, conforme mencionado acima para monitorar a plataforma e verificar a disponibilidade de vagas e têm pessoas prontas para agendar os vistos.
Infelizmente não há nada a ser feito em relação a esse assunto, enquanto a Embaixada de Portugal não tomar uma atitude e mudar essa forma de agendar os vistos para Portugal. Uma solução poderia ser usar o exemplo da Embaixada dos EUA. O sistema está sempre aberto e a pessoa escolhe a data de vagas disponíveis. Aliás, os agendamentos de vistos do CCV são feitas dessa forma.
Nosso objetivo, desde o início, é ajudar com informações sobre como agendar vistos, que documentos são necessários e onde. Infelizmente não podemos ajudar mais neste sentido, até porque não há como ajudar se não é possível saber quando há vagas.
A parte boa
A melhor notícia sobre esses problemas é que para as pessoas que estavam aproveitando da situação para lucrar na custa do pobre, agora já não pode "sugar $$$" como antes.
Concluindo,
O que recomendamos é ficar atento às datas que, possivelmente, as vagas para agendamento de vistos são abertas e tentar a sorte. Sim, este processo de agendamento de vistos para Portugal tornou-se um jogo de azar, você tenta a sua sorte.
Do mais, boa sorte a todos!