Às vezes, porém, o currículo possui poucas informações, principalmente em relação à experiência, sendo muito difícil competir em determinadas vagas. Esse problema acontece geralmente com recém-formados, pois maioria dos contratantes prefere pessoas que possuem experiência em currículo. No entanto, felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar seu currículo, mesmo sem muita experiência.
5 dicas para melhorar o seu currículo
1. Capriche na formatação
De fato, existem muitos tipos de currículos já formatados na internet, parecendo extremamente atrativos e interessantes. No entanto, por mais que existam muitos modelos brilhantes, coloridos e com fontes variadas, talvez eles não sejam ideais para buscar um emprego online, a depender do tipo de cargo. Portanto, é importante ter um formato de currículo que mostre com clareza as suas experiências e habilidades.2. Adicione educação e cursos relevantes
Muitas pessoas acabam ignorando esse fato por total falta de conhecimento do quão relevante ele é. Nesse sentido, a educação é uma das partes mais importantes do currículo de qualquer pessoa, especialmente ao ter uma experiência de trabalho limitada.De fato, para alguém que possui muita experiência, algumas informações sobre a educação não precisam constar no currículo. Mas se você está ingressando agora no mercado de trabalho ou é recém-formado, colocar todos os seus cursos e a qualidade da sua educação é muito importante.
3. Foque nas principais habilidades
Ao ter pouca experiência no currículo, é preciso convencer o recrutador por meio de outras práticas. Assim, se esse é o seu caso, é bem possível que você tenha ao menos desenvolvido algumas habilidades que os empregadores apreciam muito.Portanto, é importantíssimo destacar todas as suas habilidades no seu currículo, como comunicação, línguas estrangeiras, resolução de problemas, trabalho em equipe, escrita ou qualquer derivação desses tópicos.
4. Preencha o seu currículo da melhor maneira possível
Quando as pessoas não possuem muita experiência de trabalho, isso pode fazer com que o currículo fique mais curto. Porém, a falta de experiência não quer dizer que elas não sejam qualificadas para uma determinada posição.Desse modo, ao preencher o currículo, é preciso se concentrar e escrever com clareza sobre suas habilidades, educação e alguma experiência que tiver. Nesse processo, é importante escrever de maneira que você consiga chamar atenção do contratante.
5. Inclua estágios ou experiência de voluntariado
Muitas pessoas acreditam que somente a experiência comprovada em carteira de trabalho conta para os currículos. No entanto, para muitas empresas, essa é uma concepção que já não existe. Na realidade, as companhias tem considerado bastante experiências de estágio e voluntariado.Assim, se você é um recém-formado, coloque no seu currículo todas as atividades das quais participou durante a graduação. Muitos empregadores valorizam demais as experiências adquiridas por meio de oficinas, minicursos, etc.
Fonte: rotasdeviagem