Vagas de emprego em PORTUGAL Clique Aqui!

História de Vagas Cabo Verde

Olá! Me chamo Isaías Cardoso e essa história é contada na primeira pessoa, pelo fato de Vagas Cabo Verde não ser uma empresa, é um hobby pessoal. Moderado por mim, Anete Cruz e Daniel Cardoso.

Eu voltei do Brasil, onde me formei em Administração de empresas, no ano de 2014. Mais precisamente, no mês de Janeiro de 2014. Fiquei uns dias na cidade da Praia com meus irmãos e depois rumei para a ilha do Fogo, minha terra natal.

No Fogo, passei apenas três meses e, pelo fato de estudar fora do país, precisava fazer a equivalência de meu Curso, então eu precisava retornar à capital do país. 

Nesses três meses em casa com a família, eu costumava sair e conversar com algumas pessoas sobre o mercado de trabalho. Um dia desses encontrei com um ex professor meu do liceu que me disse que se eu tinha voltado do curso apenas com uma licenciatura, eu deveria fazer minhas malas, retornar ao Brasil, fazer um mestrado e só depois voltar para Cabo Verde. Ele queria me dizer que apenas um curso de licenciatura não era muita bagagem para "arrumar" um emprego.

O que o meu professor não sabia é que eu tinha passado seis anos no Brasil para fazer um curso de quatro anos, por dificuldades financeiras. Fazer um mestrado era uma outra questão que não estava em minha mente no momento, porque eu já estava cansada de tanto "passar mal", que eu queria só um pouco de paz, longe de salas de aula e livros. O mestrado? Algum dia se eu quiser, pensava.

Esse período de pesquisa de mercado de trabalho mudou toda a ideia que eu tinha em mente sobre oportunidades de trabalho em Cabo Verde. Diferente do que pensei depois de terminar o curso, eu percebi que a luta seria grande para conseguir uma oportunidade de emprego. No entanto, sendo a luta de todo recém formado, vesti a camisa e saí por aí a entregar o currículo em todo canto, na esperança de alguma empresa me ligar para uma entrevista de emprego. O que nunca aconteceu.

Voltei para a Praia no mês de Abril de 2014, fiz a equivalência de meu curso e comecei a procurar vagas de emprego.

Na época, lembro que eu tinha um telemóvel que um amigo me deu de presente e, sem dinheiro para colocar saldo e ativar pacotes de Internet, eu ia de três a quatro vezes por semana, à Praça do Platô, acessar a Internet do Konecta e pesquisar vagas de emprego. E quase sempre eu ia a pé. 

O único site que existia na época e divulgava vagas de emprego era o CTCV - Concursos e Turismo Cabo Verde. Site que veio a sair do ar em 2014. Segundo disseram em sua página no Facebook "alguém copiou a ideia deles". 

Na mesma época, conheci um grupo no Facebook, que existe até hoje, o grupo Procuro/Ofereço emprego, que também divulgava vagas. Mas, como as publicações eram moderadas, às vezes quando os administradores liberavam as publicações, as datas limites de candidaturas já tinham passado. E, como eu passa um bom tempo na Internet, me disponibilizei para ajudar a moderar as publicações. No entanto, inconformado com o fato de perceber que depois de ter disponibilizado para ajudar os outros administradores não estavam colaborando, fiz uma publicação no grupo sobre a situação e saí do cargo de administrador. Posteriormente o dono do grupo até me acusou de "sujar a água onde bebi" e ter aproveitado da popularidade do grupo para divulgar o primeiro grupo que criei para divulgar vagas de emprego, o grupo Emprego & Negócios CV, em Setembro de 2014.

Na verdade, eu divulgava vagas de emprego que eu publicava no meu site, no referido grupo. O grupo era livre, então, todos poderiam fazer publicações, inclusive eu como membro; e, como as publicações eram moderadas, era só o administrador não liberar ou me remover do grupo e assunto encerrado, não é? É. 

A inconformidade com a forma como o referido site e este grupo moderavam seus projetos de busca de emprego no país, me levou a criar o meu próprio projeto e fazer este trabalho. Criei o grupo Emprego & Negócios CV e uma página. E, como crio sites e blogs desde 2009, criei, também, um blog em um subdomínio do domínio de um projeto que eu tinha, para divulgar vagas de emprego. 

Eu não criei uma empresa, não registrei um domínio, era apenas um blog onde pudesse divulgar as vagas de emprego. 

Em 2015 ou 2016, não me lembro bem, foi lançado uma outra plataforma de emprego em Cabo Verde, e alguém me acusou de copiar o nome da empresa pelo fato de usar na Logo a frase "empregos CV" que era o nome da empresa. 

Eu não sei se você sabe, mas na Internet trabalhamos um aspeto em criação de sites para motores de busca, chamado de SEO - Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca), ou seja, você trabalha seu site para que os buscadores como o Google, Bing, Yahoo Search, entre outros, encontrem seu site e o indexa para que quando alguém entrar no Google e fazer uma pesquisa sobre o assunto de seu site o site apareça nos resultados de busca. E existem empresas que pagam milhões para se posicionarem na primeira página dos buscadores. E eu fiz isso, para dizer aos motores de busca que tenho um site de divulgação de vagas de emprego em Cabo Verde e os termos que eu precisava usar, por ser um site de emprego, eram "empregos cv, empregos cabo verde, vagas de emprego, vagascv", etc. Palavras-chave que tinham a ver com o nicho do site. E isso não tinha nada a ver com o nome de algum projeto, plataforma ou negócio que alguém tenha criado. Você não pode criar uma empresa com o nome "Empregos" e depois achar que esta palavra tem direitos autorais, né? Isso seria arrogância demais. E "Cabo Verde" é o nome do país. Qualquer um pode usar este nome e não seria nenhum problema. Usar os termos "empregos" e "cabo verde" é livre, penso eu.

Então, pelo fato de o site que eu criei ser de divulgação de vagas de emprego em Cabo Verde, no título do site coloquei Empregos CV (frase mais curta que 'empregos cabo verde') e criei uma logo com o mesmo nome, mas eu não conhecia o tal projeto, até porque eu não trabalhei em seu desenvolvimento, não tinha sido divulgado quando criei o primeiro grupo e blog, eu nunca tinha visto esses caras na vida e meu projeto já estava no ar desde 2014.

A pessoa deve ter conhecido o meu site e página no Facebook e viu o mesmo nome do projeto (empresa) deles no título e logo. E, automaticamente, começaram com uma enxurrada de publicações na minha página do Facebook, alegando que copiei a ideia e o nome do projeto deles (cheguei até a pensar que tinha sido o contrário, só que como eu não criei uma empresa, eu não pretendia entrar nessa briga, porque nem dinheiro para pagar autocarro e ir à praça do Platô para acessar Internet eu tinha, muito menos para pagar um advogado). No entanto, para que essa conversa não prolongasse muito - porque eu não tinha a intenção de brigar com nenhuma empresa, primeiro porque eu não tinha criado uma empresa, segundo, eu não conhecia a referida empresa, e nem sabia que nome tinham ou queriam registar -  o que fiz? De uma madrugada para as 06:00 da manhã, eu tinha um novo site, com um novo domínio, mudei o nome do grupo (apenas a URL não poderia ser alterada porque o Facebook não permitia que grupos com mais de 1.000 membros fizessem essa alteração. Continua ainda como fb.com/groups/empregoenegocioscv para provar), mudei o nome da página e assim nasceu VAGAS CABO VERDE

Fiz isso, porque eu não tinha nenhuma intenção em copiar qualquer ideia ou nome que fosse do projeto de quem quer que fosse, mas para que entendam que eu poderia mudar o projeto de nome quantas vezes eu quiser e continuar fazendo o mesmo trabalho. 

Eu toco este projeto nas minhas horas vagas, por paixão e para ajudar aqueles que, como eu fazia, procuram uma oportunidade de emprego no país. E eu faço este trabalho de forma profissional, porque penso que deve ser feito assim e não há nada de errado, nem se perde nada, oferecendo uma boa ferramenta e fazer um trabalho decente que ajude as pessoas.

Teve até uma pessoa que fiz questão de deixar os comentários dele na página até hoje, em publicações de usuários, que me disse que eu fiz muito bem em mudar o nome do projeto, e que isso mostrou que eu tinha reconhecido o meu erro. Funny, né? Depois descobri que ele é irmão do dono da empresa; então, justifica-se a reclamação. 

Se eu copiei a ideia deles, eles copiaram de quem? Do CTCV (que já existia em Cabo Verde), do Emprego & Negócios CV (que eu criei em 2014), do Linkedin ou do Google Emprego? Porque plataformas de emprego existem há décadas e qualquer um pode criar um novo, se assim definir em seus projetos de vida, e ponto final. 

Ninguém precisa brigar por causa disso, apenas ter a capacidade de se posicionar no mercado e derrubar a concorrência, se for capaz. Não é isso que Burguer King e McDonald's fazem todos os dias? Agora, achar que só você pode criar uma empresa em um determinado nicho, isso é muita arrogância.

Em Cabo Verde, precisamos, ainda, aprender muito sobre a concorrência, principalmente negócios/plataformas digitais, porque a Web é livre; outra coisa interessante é que podemos ser parceiros e nos beneficiarmos mutuamente com isso.

Até outubro de 2023 eu não cobrava empresas para divulgar anúncios de vagas de emprego, não cobro para ninguém acessar meu site e candidatar a uma vaga de emprego, então, qual seria a minha intenção em "copiar" ideias de projetos de outros se posso criar o meu com um nome distinto e tocar a ideia!? Outrossim, este projeto tem uma história, conforme contada.

Vagas Cabo Verde é gerenciada pela Agência IC DIGITAL. E, se alguém deseja criar uma plataforma de emprego em Cabo Verde eu posso ensinar tudo o que faço em Vagas Cabo Verde, sem nenhum problema, porque penso que quanto mais sites/plataformas existirem, melhor será para quem busca uma oportunidade de emprego no país, e eu não vejo isso como uma ameaça ao meu trabalho.

O meu ganha-pão não vem do Vagas Cabo Verde, eu trabalho. Isso aqui é um hobby. Por este motivo não brigo com empresas, mas fico de olho.

Resumindo, Vagas Cabo Verde está no ar desde 2014, apesar de ser com outro nome, mas a plataforma é a mesma, bem como o grupo e página, e vai continuar no ar enquanto eu estiver vivo, fazendo o mesmo trabalho de sempre, gratuitamente.

Hoje VAGAS CABO VERDE tem mais de 60.000 membros no grupo no Facebook e mais de 50.000 seguidores na página, crescendo a cada dia. E faço questão de ajudar a todos com informações sobre as vagas, orientações, escrevo artigos para ajudar a candidatar às vagas, etc. Faço da forma como penso dever ser, não por popularidade, mas para ajudar e não pretendo ganhar dinheiro com isso. Como alguém me disse uma vez "não vamos poder vender todo o nosso conhecimento", algumas coisas vamos ter que ensinar de graça. E é isso que faço em Vagas Cabo Verde. 

Quero ajudar mais. Um dia, se Deus assim desejar, farei muito mais para quem procura uma oportunidade de emprego no país, porque eu sei como é difícil esta luta.

Se estás procurando ou ofertando vagas de emprego em Cabo Verde, fica a referência. Participe do nosso Grupo Vagas Cabo Verde e siga nossa Página Vagas Cabo Verde.

Atualizado em 24.01.2024

Cookie Consent
Utilizamos Cookies neste Site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão à Internet. Conecte-se e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um Plug-in de bloqueio de Anúncios em seu Navegador.
A receita que ganhamos com os Anúncios é usada para gerenciar este Site, solicitamos que você coloque nosso Site na lista de permissões em seu Plug-in de Bloqueio de Anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.