Dicas para Conseguir uma Vaga de Emprego em Portugal

Dicas Para Conseguir uma vaga de Emprego em Portugal

Resolvemos escrever mais sobre este assunto, como forma de ajudar os nossos seguidores. 

De 2015, aquando da criação deste projeto, para 2022, nunca divulgamos anúncios de vagas de emprego para fora de Cabo Verde.

No mês passado, junho de 2022, começamos a divulgar algumas vagas de emprego para Cabo-verdianos que queiram trabalhar em Portugal, a pedido de empresas que estão procurando profissionais em Cabo Verde. 

Em uma conversa com o responsável de um dos anúncios de vagas que divulgamos, questionado sobre o porquê de recrutar profissionais em Cabo Verde e não em Portugal, respondeu da seguinte forma: "porque já tenho 22 funcionários portugueses, uma dominicana, uma ucraniana, e para esta parte [do negócio], como ofereço alojamento, é mais fácil para quem vem de fora, porque trabalhamos por turnos! E também porque estou neste momento a começar uma parceria com Câmaras Municipais em Cabo Verde e de Portugal para apoiar estudantes de Cabo Verde e para depois se conseguirem integrar no mercado em PT! Mas preciso de começar a ter alguém de Cabo Verde para perceber melhor a parte cultural e profissional."

Eu, no momento, estou trabalhando para uma empresa portuguesa, que no mês de junho passado divulgou uma vaga para recrutamento de profissionais em Cabo Verde para fazer pesquisas para a empresa no país. Nós liberamos o anúncio da vaga em nosso grupo e, por perceber que eu poderia ajudar, mesmo estando fora do país, enviei a minha candidatura. Ao me ser explicado que a vaga era para residentes em CV, pelo fato de a empresa pretender expandir seu negócio, mesmo assim foi-me ofertado uma oportunidade de trabalho na equipe da empresa. E, na semana passada, pude conhecer os dois cabo-verdianos que foram contratados por essa empresa para os representar em Cabo Verde.

Algumas pessoas continuam achando estranho que empresas estrangeiras procurem quadros em outros países, mas é fácil entender isso, se conhecermos o mercado de trabalho e a realidade sobre a escassez de mão-de-obra naquele país. Outrossim, desde há muito tempo empresas estrangeiras procuram quadros em Cabo Verde. Existem, até, empresas certificadas em Cabo Verde que fazem recrutamento para fora do país, a exemplo do anúncio de vagas da empresa que estava recrutando trabalhadores para a construção civil, que divulgamos.

E você pode ouvir a entrevista no Programa Raio X - Debate Semanal, da RTC, sobre o tema: "Recrutamento de mão-de-obra cabo-verdiana para o mercado português nomeadamente para a hotelaria", onde abordaram este assunto.

A exemplo de Portugal, segundo a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a estimativa é de que faltem 15 mil trabalhadores nos hotéis. O levantamento da entidade indica que a maior demanda é por funcionários para a recepção, a copa e a cozinha. Na construção civil, pesquisa da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas do país aponta que 63% de suas empresas associadas sofrem com falta de pessoal.

Nas cidades do interior, a falta de mão de obra é ainda maior. Não à toa, o governo português criou um incentivo, por meio do programa Emprego Interior MAIS - Mobilidade Apoiada para Um Interior Sustentável, que oferece apoio financeiro de até 4,8 mil euros para a mudança. Desde o ano passado, 2021, a iniciativa passou a incluir estrangeiros.

Este cenário obriga, por assim dizer, que as empresas procurem profissionais em outros países. Em relação a Cabo Verde, com os acordos assumidos recentemente entre os países membros da CPLP, em Portugal o Governo já está criando mecanismos para "facilitar a entrada, em território português, de estrangeiros em busca de trabalho."

Recentemente compartilhamos três notícias sobre o assunto, que você pode ler em:

Assim que tivermos informações sobre essas agendas, estaremos divulgando.

Posto isso, como conseguir uma vaga de emprego em Portugal?

Requisito para contratação de estrangeiros

As vagas de emprego, para serem preenchidas por estrangeiros que residam fora de Portugal e da União Europeia, precisam, primeiramente:

  • Não podem ter sido preenchidas por nacionais portugueses;
  • Não terem sido preenchidas por trabalhadores nacionais de Estados membros da União Europeia, do Espaço Econômico Europeu e/ou de Estado terceiro com o qual a Comunidade Europeia tenha celebrado um acordo de livre circulação de pessoas;
  • Sem terem sido preenchidas por trabalhadores nacionais de Estados terceiros com residência legal em Portugal;
  • Não terem sido preenchidas por trabalhadores nacionais de Estados terceiros com residência ainda irregular ilegal em processo de regularização em Portugal.

Dessa forma, o Instituto do Emprego e da Formação Profissional – IEFP, bem como os respectivos departamentos de cada região autônoma, mantêm um sistema de informação permanentemente sobre vagas de emprego. Esse sistema é atualizado sempre e acessível ao público, pela internet. 

E como se comprova o cumprimento desse requisito? 

Isso ficará a cargo da empresa, que deverá lhe fornecer uma declaração para você apresentar quando for pedir o seu Visto para Portugal.

Você pode conseguir uma vaga de emprego em Portugal, candidatando às vagas que divulgamos aqui em nossa plataforma ou através do Gabinete de Mobilidade, criada pelo IEFP Cabo Verde, "onde uma empresa fora de Cabo Verde pode ofertar uma oferta de emprego em Cabo Verde e o IEFP faz todo o processo de intermediação laboral", conforme explicou Paulo Santos, o Presidente do IEFP, na apresentação da nova plataforma de gestão de estágios profissionais e empresariais

Para encontrar um emprego, o estrangeiro pode acessar sites com ofertas de emprego em Portugal. O governo português divulga vagas por meio do site do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Lá, nesta quarta-feira (13), havia 7.554 ofertas de emprego. Um terço delas era para a região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também havia muitas vagas no Centro e no Norte do país. No portal, é possível se inscrever e entrar em contato com os empregadores. 

Há também divulgações de ofertas no LinkedIn e em sites como o Sapo Emprego e o Jooble

Os melhores sites de emprego em Portugal são:

Outra opção é acessar o site das empresas multinacionais (Coca-Cola, Nestlé, Microsoft, IBM, OLX, Cisco, L’óreal, etc) e verificar as vagas abertas por países.

Além disso, dê uma olhada nas empresas filiadas à Câmara de Comércio Portuguesa.

O caminho decisivo, conforme um advogado especializado em imigração, é que a pessoa entre em contato com a empresa portuguesa pretendida e que o empregador forneça a esse pretendente uma espécie de certidão, declarando a intenção de contratá-lo. É esse o documento que será apresentado à embaixada para pedido de Visto, na entrada no país e também no momento de solicitação de residência.

Estando regularizado, o estrangeiro recebe uma autorização de residência com prazo de validade, normalmente, de um ano, mas, ampliada para dois, durante a pandemia. Quando chegar o momento de renovar sua autorização, o estrangeiro precisará apresentar um novo comprovante de que está empregado ou de que possui meios suficientes para se manter no país. Depois da primeira renovação, a reapresentação dos papéis ocorre de dois em dois anos (ou de três em três, durante a pandemia).

Mas vale ressaltar que com o novo diploma aprovado a 15 de junho em Conselho de Ministro, o Governo Portugês cria um novo visto para facilitar a procura de trabalho de estrangeiros em Portugal. O que acreditamos que será aprovado em breve.

Apesar das burocracias, que começam logo nas embaixadas e que envolvem morar fora de seu país de origem, você pode conseguir um trabalho em Portugal.

VAGAS CABO VERDE vai continuar divulgando oportunidades de emprego para Portugal e outros países sempre que nos for solicitado por empresas ou quando tivermos conhecimento de anúncios de recrutamento. Vamos manter os nossos seguidores informados sobre as oportunidades de emprego fora de Cabo Verde.

Participe do Grupo Vagas Cabo Verder no Facebook, siga a página Vagas Cabo Verde e visite nosso site para acompanhar nossas publicações sobre oportunidades de emprego no país e no exterior.

Desejamos boa sorte a todos e estamos juntos!

Com informações do portal GZH, iefp.pt, hoteis-portugal.pt, nacionalidadeportuguesa.com.br, rtc.cv, iefp.cv e AICCOPN.

Getting Info...

Sobre o Autor

VAGAS CV é uma Plataforma de Promoção e Divulgação de vagas de emprego em Cabo Verde. Divulgamos vagas, gratuitamente.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Política de Privacidade
Utilizamos Cookies neste Site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão à Internet. Conecte-se e comece a navegar novamente.
AdBlock Detectado!
Detectamos que você está usando um Plug-in de bloqueio de Anúncios em seu Navegador.
A receita que ganhamos com os Anúncios é usada para gerenciar este Site, solicitamos que você coloque nosso Site na lista de permissões em seu Plug-in de Bloqueio de Anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.