Vagas de emprego para PORTUGAL Clique Aqui!

Como Procurar trabalho no estrangeiro?

Se pretende mudar de ares e trocar Cabo Verde por algum país estrangeiro para trabalhar e melhorar suas condições de vida, considere essas dicas.

Você não precisa esperar até que uma empresa ou agência de recrutamento estrangeiros venham a recrutar profissionais em Cabo Verde para participar do processo de seleção e concorrer a uma vaga para sair do país e ir trabalhar no estrangeiro. Você pode procurar por essas empresas e concorrer a uma vaga de emprego. Assim fazem milhares de profissionais em todo o mundo.

Se as oportunidades não vem até você, vá em busca delas. Há muitas oportunidades por aí. Não se acomode.

Temos percebido, em muitos anúncios de vagas para o estrangeiro que publicamos, que as pessoas, geralmente, não entendem como proceder e muitos só fazem comentários de que tem interesse, como se alguém vem a Cabo Verde lhes contratar. Essas vagas são de empresas a procura de profissionais, sejam eles residentes no país onde a vaga se destina ou de estrangeiros, e você pode candidatar a essas vagas. 

Claro, você vai precisar de um visto de trabalho. Ok! Mas antes de solicitar um visto de trabalho você precisa ter um contrato de trabalho ou uma promessa de contrato de trabalho. Então, primeiro precisa candidatar às vagas para conseguir uma oportunidade de trabalho e um contrato, posteriormente solicitar o visto.

Nem sempre as empresas vem a Cabo Verde fazer recrutamento de profissionais, você pode ir até elas. E essas oportunidades de emprego no estrangeiro, em sua maioria em Portugal e Luxemburgo, as divulgamos com este objetivo. Que você, profissional procurando emprego, candidate a essas vagas e consiga uma oportunidade de trabalho lá fora. 

Esperar até que uma empresa divulgue um anúncio de recrutamento em Cabo Verde pode ser que nunca aconteça, no entanto, desde que a empresa tenha vagas abertas, é sua oportunidade de participar deste processo e tentar conseguir um contrato de trabalho. Há muitas empresas que aceitam candidaturas de profissionais estrangeiros e fazem todo o processo estando em seu país.

Recentemente, fizemos uma publicação sobre o Grupo CASAIS que aceita candidatura de estrangeiros em sua plataforma, o processo de entrevista é feito on-line e se o profissional for selecionado a uma vaga de emprego, receberá um contrato de trabalho e poderá solicitar um visto de trabalho.

Se está a pensar emigrar nos próximos meses e trabalhar no estrangeiro, estes são os sites a que deve recorrer para descobrir as melhores ofertas de trabalho no estrangeiro:
  • Eures - Site em português com anúncios de emprego em países europeus.
  • EuroBrussels.com - Site com anúncios de emprego em diversas instituições da União Europeia e organizações internacionais.
  • Idealist.org - Site com anúncios de emprego, estágios e voluntariado em várias organizações sem fins lucrativos de vários países.
  • AnyWork Anywhere - Anúncios de emprego em vários países, assim como projetos de voluntariado e anúncios para empregos temporários. Não é necessário registo no site. O contacto é feito diretamente com a entidade empregadora.
  • International Careers & Jobs - Site com ofertas de emprego em várias países dos cinco continentes. A informação é apresentada por área e setor profissional.
  • TotalJobs.com - Site inglês com ofertas de emprego no Reino Unido, Irlanda e Escócia.
  • Jobsite - Site inglês com ofertas de emprego no Reino Unido.
  • InfoJobs.net - Site espanhol com ofertas de emprego em diversas áreas.
  • Jobtide - Site português com ofertas de emprego em vários paises.
  • Oportunidades na Net - Blog português com ofertas de emprego em Portugal, Brasil e ofertas internacionais.

Dicas e conselhos para quem deseja ir trabalhar no estrangeiro

Trabalhar noutro país, por um período curto ou por um período mais longo, pode significar uma melhoria nas suas condições de vida, mas existem alguns desafios para os quais tem que se preparar de forma adequada. A adaptação a uma nova cultura, uma língua talvez desconhecida, a distância de Cabo Verde, da sua família e da rede de amigos ou o contacto com regimes de impostos e proteção social ou com sistemas de saúde e de ensino organizados de forma diferente, face à realidade de Cabo Verde, são apenas algumas das dimensões a ponderar aquando da sua tomada de decisão. A melhor forma de se preparar é, pois, adquirir uma boa informação sobre o(s) país(es) da sua preferência.

Antes de partir, informe-se sobre as condições de vida e trabalho no país de destino; conhecimentos linguísticos; profissões regulamentadas; acesso aos cuidados de saúde e à segurança social; benefícios e obrigações fiscais; formalidades legais e administrativas; cuidados a ter; contactos úteis.

A língua, religião ou a cultura do país de destino podem, por vezes, constituir uma barreira difícil de ultrapassar. Informe-se sobre o estilo de vida da população e os aspetos particulares que deve respeitar: contacte o consulado do país para onde pretende emigrar e informe-se sobre estes fatores, bem como sobre os requisitos legais e outros para permanecer e trabalhar no país escolhido.

1. Procurar a candidatar-de a vagas de emprego

Existem diversos serviços, instrumentos de divulgação e plataformas de informação online, disponibilizados por entidades públicas oficiais ou por serviços privados de emprego, sobre oportunidades de emprego, quer na Europa, quer em países terceiros. Inicie a sua procura pelo(s) país(es), ou região(ões) do mundo onde pretende trabalhar. Tenha em consideração os seus conhecimentos linguísticos, as suas afinidades culturais, a distância / acessibilidade a Portugal, a presença nesse(s) país(es) de familiares e/ou amigos, ou comunidades portuguesas. Numa fase de integração é importante ter uma rede de apoio.

Consulte toda a informação disponível, nomeadamente sobre as condições de vida e trabalho nesse(s) país(es) e sobre a situação e tendência do respetivo mercado de trabalho, em particular na área profissional em que pretende trabalhar. Verifique, por exemplo, se na área profissional que pretende se regista um elevado nível de desemprego.

2. Diferentes formas de trabalho no estrangeiro

É importante que o tipo de relação estabelecida seja clara, porque permite determinar quais as condições de trabalho a que o trabalhador tem direito. Você pode ir trabalhar no estrangeiro por diversas formas:

por contratação direta de empresa localizada no estrangeiro - O trabalhador pode trabalhar no estrangeiro quando for contratado diretamente por uma empresa localizada ou sediada em qualquer outro país, sem recurso a intermediários.

por destacamento - O destacamento abrange todas as situações em que um trabalhador vai trabalhar por conta de um dado empregador, por um período de tempo limitado, para o território de outro Estado diferente daquele em que habitualmente exerce a sua atividade. O empregador deve comunicar, com cinco dias de antecedência, à Autoridade para as Condições do Trabalho, a identidade dos trabalhadores a destacar para o estrangeiro, o utilizador, o local de trabalho, o início e fim previsível da deslocação.

através de uma agência privada de colocação - Os trabalhadores portugueses colocados a trabalhar no estrangeiro através de uma agência privada de colocação têm direito às mesmas condições de trabalho que os nacionais do país de acolhimento.

por conta própria - Caso a pessoa trabalhe por conta própria, será responsável pelas suas próprias condições de trabalho e deve informar-se sobre o que dispõe a lei local em matéria fiscal e de segurança social.

3. Cuidados a ter antes de assinar o contrato de trabalho

Deve recolher informação sobre:
  1. se a empresa está legalmente constituída: junto das Embaixadas e Consulados
  2. o empregador;
  3. o local de trabalho;
  4. a forma legal de contratação no país de destino;
  5. o valor, periodicidade e forma (meio) de pagamento da retribuição; 
  6. a existência de valores estabelecidos como retribuição mínima nacional ou sectorial;
  7. o reconhecimento prévio da profissão ou obtenção de documento específico de entidade representativa da profissão que condicione o seu exercício;
  8. o período normal de trabalho (número de horas que o trabalhador se obriga a prestar) diário e semanal;
  9. o horário de trabalho;
  10. o seguro de acidentes de trabalho;
  11. as condições de proteção social (nomeadamente quanto a situações de desemprego e doença).

4. Conhecimentos linguísticos

A escolha do(s) país(es) onde pretende procurar emprego ou ir trabalhar deve ter em consideração os seus conhecimentos de línguas. Falar a língua local é uma vantagem, sendo mesmo indispensável para o exercício de muitas profissões, designadamente as que requeiram contacto com o público. Os conhecimentos de inglês e/ou de francês podem ser úteis, mas por regra não deve esperar que os empregadores estejam disponíveis para aceitar trabalhadores que apenas saibam falar inglês e/ou francês (igual exigência por parte da generalidade das empresas portuguesas em relação a trabalhadores estrangeiros).

Viu só? Você pode, começando agora, a aproveitar as oportunidades de emprego que existem no estrangeiro. Não espere até que uma empresa venha a recrutar em Cabo Verde, vá a procura delas, no país onde desejaria seguir carreira e realizar seus sonhos de vida. As fronteiras não são obstáculos, são pontes para o outro lado.

Boa sorte!

Com informações de:
eportugal.gov.pt, tudoacustozero.net


Apoie este Projeto para continuarmos oferendo um serviço gratuito. Clique aqui e veja como...

Sobre o Autor

Agência de Marketing Digital em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Utilizamos Cookies neste Site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão à Internet. Conecte-se e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um Plug-in de bloqueio de Anúncios em seu Navegador.
A receita que ganhamos com os Anúncios é usada para gerenciar este Site, solicitamos que você coloque nosso Site na lista de permissões em seu Plug-in de Bloqueio de Anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.