Vagas de emprego para PORTUGAL Clique Aqui!

Prémio UNESCO para a Educação de Meninas e Mulheres 2023

A UNESCO lançou um concurso de candidaturas, Edição 2023, para o Prémio UNESCO para a Educação de Meninas e Mulheres 2023, que atribui anualmente um montante de 50.000 dólares a duas laureadas por esforços notáveis na educação de meninas e mulheres.

O Prêmio UNESCO para Educação de Meninas e Mulheres reconhece as contribuições excepcionais e inovadoras feitas por indivíduos, instituições e organizações para promover a educação de meninas e mulheres.

Financiado pelo Governo da República Popular da China, o prêmio é concedido anualmente a dois vencedores e consiste em uma premiação de US$ 50.000 cada para ajudá-los a continuar seu trabalho na área de educação de meninas e mulheres. O Diretor-Geral da UNESCO concedeu o Prêmio pela primeira vez em 2016.

Benefícios

O Prêmio concede US$ 50.000 a cada ano a dois laureados que fazem esforços notáveis em apoio à educação de meninas e mulheres.

Critério de eleição
  • Os governos dos Estados Membros da UNESCO e Organizações Não Governamentais (ONGs) em parceria oficial com a UNESCO são convidados a nomear até três indivíduos, instituições ou organizações que tenham feito contribuições fortes e inovadoras para a educação de meninas e mulheres.
  • Os candidatos interessados são convidados a contactar a Comissão Nacional para a UNESCO/Delegação Permanente junto da UNESCO no seu país ou uma ONG em parceria oficial com a UNESCO para mais informações.
Critério de seleção

Impacto: O impacto do projeto/programa deve ser qualitativa e/ou quantitativamente mensurável e produzir resultados tangíveis em relação aos recursos investidos. Isso pode incluir mudanças demonstráveis em:
  • atitudes, crenças e práticas em favor da educação de meninas e mulheres;
  • participação escolar, frequência, conclusão e resultados de aprendizagem das raparigas; e ou
  • remover barreiras à educação de meninas e mulheres, como preconceito e estereótipos de gênero.
Inovação: O projeto/programa estimula e/ou se baseia em abordagens inovadoras que promovem a educação de meninas e mulheres. Isso inclui novas formas de trabalhar onde o 'business as usual' falhou, bem como o pensamento e a ação transformadora 'fora da caixa'. O projeto/programa pode ser inovador em termos de:
  • os temas;
  • a metodologia empregada;
  • os canais usados para criar mudanças na educação de meninas e mulheres;
  • o conhecimento específico mobilizado sobre os aspectos de gênero da educação de meninas e mulheres para desenvolver soluções inovadoras; e ou
  • outros aspectos, como ferramentas e produtos que promovem a educação de meninas e mulheres.
Sustentabilidade: O projeto/programa tomou medidas, idealmente desde suas fases de desenho ou implementação, para assegurar que terá um impacto duradouro na educação de meninas e mulheres além do ciclo de vida do projeto. Isso pode incluir esforços para garantir:
  • continuação da ação local em favor da educação de meninas e mulheres;
  • institucionalizar abordagens, ferramentas e produtos para promover a educação de meninas e mulheres;
  • formas sustentáveis de garantir o envolvimento das partes interessadas; e ou
  • geração de outras iniciativas para promover a educação de meninas e mulheres como resultado do projeto/programa.
As candidaturas devem ser apresentadas em inglês ou francês através de uma plataforma online, acessível apenas às Delegações Permanentes junto da UNESCO e ONGs em parceria oficial com a UNESCO.

Para mais informações, visite a UNESCO.

Quem pode ser candidato?

Os governos dos Estados Membros da UNESCO e as organizações não governamentais (ONG) em parceria oficial com a UNESCO são convidados a nomear até três indivíduos, instituições ou organizações que tenham dado uma contribuição importante e inovadora para a educação de raparigas e mulheres.

O quê?

As candidaturas devem satisfazer os critérios de elegibilidade e selecção definidos pelo Prémio. Os projectos propostos devem ter sido estabelecidos e estar operacionais há pelo menos dois anos e ter o potencial de replicação e integração. Um júri internacional independente de cinco peritos avaliará as candidaturas com base no potencial de impacto, inovação e sustentabilidade do projecto.

Prazo?

O prazo para apresentação de candidaturas é até 19 de maio de 2023 (meia-noite, hora de Paris). Os candidatos interessados são convidados a contactar a Comissão Nacional da UNESCO/ Delegação Permanente na UNESCO do seu país, ou uma ONG em parceria oficial com a UNESCO para mais informações.

Como candidatar?

As candidaturas devem ser submetidas em inglês ou francês através de uma plataforma online acessível a partir de 08 de março de 2023 no endereço seguinte: http://unesco.org/qwe . O Secretariado do Prémio através do email: (GWEPrize@unesco.org) estará à disposição dos(as) candidatos(as) para todas informações complementares. Consulte a página web do processo de selecção do Prémio para saber mais.

As nomeações devem ser submetidas em inglês ou francês através de uma plataforma online, acessível apenas às Comissões Nacionais para Delegações UNESCO/Permanentes na UNESCO e ONG em parceria oficial com a UNESCO.

Com base nas recomendações do Júri, o Director-Geral da UNESCO anunciará os laureados 2023 que receberão o prémio por volta de 11 de Outubro de 2023 como parte das celebrações do Dia Internacional das Meninas.

Prémio UNESCO para a Educação das Raparigas e das Mulheres
Conheça os laureados anteriores- 2022
Ver o vídeo dos laureados de 2022

Contacto: GWEPrize@unesco.org

Fonte: unesco.org
Edição: C&I da CNU 2023

Sobre o Autor

Agência de Marketing Digital em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Utilizamos Cookies neste Site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão à Internet. Conecte-se e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um Plug-in de bloqueio de Anúncios em seu Navegador.
A receita que ganhamos com os Anúncios é usada para gerenciar este Site, solicitamos que você coloque nosso Site na lista de permissões em seu Plug-in de Bloqueio de Anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.