Portugal vai criar 193 mil novos postos de trabalho no Turismo

Governo de Portugal lança 20 medidas na "ambição" de criar 193 mil novos postos de trabalho no turismo
A agenda para as profissões no turismo apresentada esta segunda-feira destaca o 'gap' de 35% dos salários médios brutos na economia com o alojamento e restauração, propondo-se majorar o financiamento a empresas com “boas práticas laborais”

O Ministério da Economia lançou esta segunda-feira uma iniciativa com 20 medidas, como o plano para a modernização da rede de escolas de hotelaria, para aumentar em 20% o número de trabalhadores no sector do turismo.


Criar em 193 mil novos postos de trabalho no turismo em Portugal em dez anos é o objetivo da agenda para as profissões do turismo, que foi apresentada pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

"Esta é uma agenda estratégica, com 20 medidas, que visa aumentar em 10% os profissionais de turismo com o ensino secundário e superior, crescer em 15% no número de estudantes em turismo em todos os níveis de ensino e incrementar em 20% a população empregada no setor", adiantou, em comunicado, o Ministério da Economia e do Mar.

A Agenda Profissões do Turismo 2023-2026 destaca que “um emprego no turismo cria 1,5 empregos noutros sectores, e aponta que atualmente 27% dos trabalhadores ”procuram abandonar a atividade devido aos salários, horários e fraca progressão na carreira".

Também é destacado nesta agenda “o gap de 35% entre a remuneração média bruta da economia e os sectores de alojamento e restauração”.

TORNAR PORTUGAL “O MELHOR DESTINO PARA ESTUDAR E TRABALHAR EM TURISMO”

Entre as medidas que constam nesta agenda, encontra-se o Plano Nacional para a Modernização e Especialização da Rede de Escolas Hotelaria e Turismo, a concretização da Academia Internacional do Turismo, O programa de benefícios para os profissionais do turismo, a majoração do financiamento a empresas com boas práticas laborais e de formação, internacionalização de empresas e marcas, reforço de formação e campanhas para a valorização de profissões do turismo.

O documento também contempla “majoração do financiamento a empresas com boas práticas laborais e de formação”, além de “mobilização de incentivos de apoio ao emprego sustentável”.

Esta agenda, que continua em construção, tem por objetivo tornar Portugal o destino de referência para estudar e trabalhar no sector do turismo.

"Valorizar os profissionais do sector é essencial para termos mais e melhor turismo. Investir nas pessoas, no aumento das suas qualificações, rendimentos e reconhecimento, é uma aposta estratégica para preparar o futuro de uma atividade em crescimento. Esta é também uma agenda com ação para fazer face aos desafios presentes. Para o alcance dos objetivos e das metas apresentadas nesta agenda será fundamenta a mobilização e o envolvimento de todos", afirmou Nuno Fazenda.

Na sessão de apresentação desta agenda estiveram ainda os ministros da Economia e do Mar, António Costa Silva, do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Educação, João Costa, a que se juntou um painel de profissionais do sector.

Fonte:
expresso.pt

Sobre o Autor

Agência de Marketing Digital em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Utilizamos Cookies neste Site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão à Internet. Conecte-se e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um Plug-in de bloqueio de Anúncios em seu Navegador.
A receita que ganhamos com os Anúncios é usada para gerenciar este Site, solicitamos que você coloque nosso Site na lista de permissões em seu Plug-in de Bloqueio de Anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.