Vagas de emprego para PORTUGAL Clique Aqui!

Os Anúncios de Vagas Fantasmas

Hoje vamos conversar um pouco sobre um outro drama vivido por aqueles que procuram uma oportunidade de emprego em Cabo Verde - os anúncios fantasmas (não confunda com os "anúncios fantasmas" para avaliação de campanhas publicitárias, isso é outra história).

Segundo as estatísticas do INE, o desemprego a nível nacional rondou os 12,1% (quase 30 mil indivíduos) em 2022. E, como se isso não bastasse para o desespero de muitos que precisam de um trabalho para o sustento, precisam ainda passar por um calvário, digo, os anúncios de emprego fantamas - concursos de fachada para preencher cargos fitícios ou já ocupados.

Quem ainda não ouviu falar sobre isso, hoje vamos contar a história. E nos desculpem, senhores administradores, deputados, o sr. ministro, o sr. presidente deste país, mas a verdade é que muito dos anúncios tornados públicos por muitas empresas e instituições são meras formalidades para "obedecerem" a uma Lei - Lei dos Concursos Públicos, simulando concursos públicos para, no final, postar nos relatórios que foram contratados X e X pessoas através de Concurso, quando na verdade, não houve nenhuma contratação ou, como acontece no caso do segundo exemplo abaixo.

Lá vai dois exemplos para ilustrar...


1. Um jovem que sempre visita o nosso site para se informar sobre as últimas vagas de emprego - e na verdade todos os anúncios de vagas tornados públicos em Cabo verder nós também o partilhamos, nos conta que já enviou mais de 30 candidaturas a vagas dentro de sua área de formação (recursos humanos, assistente administrativo, desenvolvimento social, etc,) e nunca recebeu sequer uma confirmação de recepção de suas candidaturas.

Essa é uma situação lamentável pelo que os candidatos que participam dos processos seletivos passam - o fato de participar de um concurso e nunca receber, sequer, uma notificação de receção de sua candidatura. Se bem que nem todas as empresas tem um departamento de RH organizada ou um sistema automatizado para dar resposta às candidaturas, mas a grande verdade por detrás disso é que, primeiro muitas dessas empresas não tem o mínimo de respeito pelos candidatos e por isso não fazem questão de dar, pelo menos um feedback e em muitos casos as vagas são fantasmas. 

Outras, para limparem a consciência, informam no rodapé dos anúncios que só entrarão em contato com os candidatos selecionados. E quem sabe os que foram selecionados!? E os não selecionados nunca saberão sequer se suas candidaturas foram recebidas ou ficaram trancadas em bytes de dados na rede. A "criatura" deve ter gastado alguns mil escudos para tirar todos os documentos solicitados para a candidatura e sequer recebe uma notificação de que a sua candidatura foi recebida.

Podem usar o argumento que for, nós sempre vamos chamar a isso de falta de respeito! Nada que uma conta no Mailchimp não resolva!!! Só pelo fato de o candidato ser um profissional, já mereceu esse respeito. Mas, nós que já andamos pelos corredores de algumas empresas deste país sabemos que pouco valor e consideração é dado aos profissionais. Algumas empresas até pensam que estão fazendo um grande favor. Imaginem só!!!

Abrindo parênteses, alguns anos atrás participei de um processo de candidatura para uma empresa de renome em Cabo Verde. Vários dias depois, como não recebi nenhuma notificação de receção de minha candidatura, escrevi um e-mail solicitando informações sobre o processo. Um tal gestor (conforme informações no rodapé do e-mail) ao lhe ser questionado por que não dão um feedback de receção de candidaturas me perguntou se eu acho que a empresa tem tempo para responder a todos os candidatos. Então, como um bom Webmaster tive que lhe recomendar alguns sistemas automatizados para RH que fazem esses serviços e que poderiam usar para "não perder tempo", já que o candidato, também, é um profissional como ele.

2. Neste exemplo, para não ter que chamar os bois pelo nome, vamos chamá-los de "Instituição A" e "Instituição B"

É de nosso conhecimento o caso de um profissional que começou a trabalhar na "Instituição A", tendo entrado como estagiário, mas não através do Programa de Estágios Profissionais da "Instituição B". Foi recomendado, então, pela instituição onde era estagiário a procurar a "Instituição B" para tentar conseguir um contrato de estágio profissional. Quando se dirigiu à "Instituição B" o orientaram a solicitar a instituição onde trabalha que simule um concurso de recrutamento de estagiários, e anunciar em sua página, onde, obviamente, ele seria o candidato selecionado.

Belo esquema! 👏👏👏 E assim tem sido desde sempre, como bem sabemos.

Muitos desses anúncios criam expectativas falsas nos jovens recém-formados e profissionais desempregados que gastam até o que não tem para poderem participar de um concurso, e benefícios a políticos mal intencionados, quando na verdade não passa de belos esquemas organizados por essas empresas e instituições.

Nós não temos como advinhar qual anúncio de concursos fazem parte desses esquemas, continuamos divulgando todos os anúncios de vagas tornados públicos em Cabo verde. No entanto, fica o recado aos profissionais do departamento de RH de todas as empresas deste país: nós repudiamos essa prática e se descobrirmos esses esquemas através de algum concurso tenham a certeza de que faremos denúncias e vamos chamar os "bois" pelos seus verdadeiros nomes, sem sombra de dúvidas. Deveriam sentir vergonha de tal prática e especificar nos anúncios as etapas do concurso, serem mais humanos e não brincar com a sensibilidade e sonho dos outros.

Revejam a matéria sobre Ética Profissional antes de nos procurarem para pedir satisfações, ok??? ;*

Sobre o Autor

Plataforma de Promoção e Divulgação de vagas de emprego em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Utilizamos Cookies neste Site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão à Internet. Conecte-se e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um Plug-in de bloqueio de Anúncios em seu Navegador.
A receita que ganhamos com os Anúncios é usada para gerenciar este Site, solicitamos que você coloque nosso Site na lista de permissões em seu Plug-in de Bloqueio de Anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.