Vagas de emprego para PORTUGAL Clique Aqui!

Conheça HelpX e faça voluntariado na Europa

Está na Europa e gostaria de fazer voluntariado com tudo grátis? Sim, tudo grátis: alojamento, alimentação e o que mais combinarem pelo serviço.
Escrevi este texto para compartilhar convosco a minha experiência como voluntário em Portugal e apresentar a plataforma helpX onde podem encontrar serviços de voluntariado em todo o mundo.

Como funciona??

É assim, existem pessoas/famílias que possuem quintas, fazendas, ranchos, pousadas, albergues e convidam voluntários a ficar com eles por um curto período em troca de alojamento, alimentação ou o que mais combinarem pelo serviço prestado.

Geralmente, os donos desses lugares precisam viajar a trabalho ou de férias e precisam de pessoas para cuidar de suas casas, quintas, fazendas, ranhos ou o que for. Ou, mesmo que não vão viajar, podem estar precisando de ajuda com os trabalhos. Este serviço, apesar de ser voluntário (não lhe pagam um salário) tem incluído alojamento e alimentação e, dependendo de casos, pode-se combinar valores por trabalho prestado, conforme necessidades de quem oferece hospedagem.

Minha experiência!

Eu resolvi compartilhar convosco este serviço por estar participando de um.

Eu faço um curso de mestrado em Bragança, que iniciei em 2022, tive que voltar para Cabo Verde e regressei para Portugal em fevereiro de 2023. E, como só posso voltar a estudar no próximo ano letivo, fui-me apresentado por um amigo este serviço de voluntariado. Eu não tinha a intenção de vir trabalhar em Portugal e me pareceu uma boa oportunidade - eu não ia gastar nada. 

Cheguei em Portugal no mesmo dia em que a família ia viajar para a Alemanha, foram me buscar na cidade mais próxima, me mostraram o lugar e o que tinha para fazer e desde fevereiro estou fazendo voluntariado nesta Quinta de uma família Alemã, em uma pequena vila no Centro de Portugal - esta família sempre viaja para Alemanha e precisam de pessoas para cuidarem do lugar e os animais. 

No meu caso, o serviço era apenas cuidar do lugar, dois gatos e um cão, e capinar um terreno pequeno. Não havia mais trabalho. No entanto, sempre que houver trabalho, combinamos como será feito. E, como a Quinta fica na floresta, um pouco afastado da Vila, me deixaram com um carro à disposição para deslocações que eles mesmos custeam o combustível.

Conheça HelpX

Se você deseja fazer voluntariado na Europa ou em outros países fora da Europa, existem plataformas online, como o exemplo do HelpX onde você pode encontrar estes serviços, de lugares onde precisam de pessoas para fazer voluntariado.

O HelpX oferece este serviço, principalmente como um intercâmbio cultural para turistas que trabalham em férias, que gostariam de ter a oportunidade durante suas viagens ao exterior de ficar com a população local e ganhar experiência prática.

Geralmente, o voluntário trabalha em média 4 horas por dia e recebe hospedagem e alimentação gratuitas pelo serviço. As horas de trabalho podem variar, dependendo do trabalho e das preferências do anfitrião. 

Alguns anfitriões podem exigir apenas 2 horas de trabalho por dia apenas para alojamento e pedem que você compre e cozinhe sua própria comida. 

Outros podem pedir que você trabalhe 6 horas por dia em troca de refeições, ter seu próprio quarto e, às vezes, outros benefícios, como uso gratuito da Internet, passeios a cavalo, caiaque, bicicletas, passeios turísticos locais, ioga ou aulas de inglês, etc. , enquanto outros podem permitir que você trabalhe 8 horas em um dia e depois tire um dia inteiro de folga. 

Os voluntários geralmente moram com a família anfitriã e espera-se que participem e ajudem nas atividades do dia-a-dia.

Para mim tem sido uma experiência boa viver no meio do mato, cuidar de uma horta, animais, fazer plantações, etc.

Acesse helpx.net e pesquise serviços de voluntariado na Europa. No link mencionado usei o filtro para encontrar hosts em Portugal, mas você pode pesquisar em outros países.

Ao acessar o site você encontra uma lista dos serviços disponíveis com as informações de o que os anfitriões estão precisando.

Boa sorte!

Sobre o Autor

Plataforma de Promoção e Divulgação de vagas de emprego em Cabo Verde.

Nos Pague um Café

Postar um comentário

Cookie Consent
Utilizamos Cookies neste Site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão à Internet. Conecte-se e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um Plug-in de bloqueio de Anúncios em seu Navegador.
A receita que ganhamos com os Anúncios é usada para gerenciar este Site, solicitamos que você coloque nosso Site na lista de permissões em seu Plug-in de Bloqueio de Anúncios.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.