Blog
Que documentos enviar para candidatar a vagas de emprego
VAGAS CABO VERDE
Geralmente, os anúncios de Vagas de Emprego trazem as informações sobre a documentação exigida do candidato para candidatar-se a determinada Vaga, mas quando isso não acontece, o candidato pode solicitar essa informação à Empresa recrutadora ou enviar a documentação básica, que consiste em:
» Documento de Identidade – o documento de identificação (B.I., Passaporte) não pode faltar, é o seu documento pessoal;
» Currículo Vitae – o documento com suas informações pessoais, objetivos pretendidos quanto à vaga, experiência profissional (quando tiver), escolaridade ou informação acadêmica, outros cursos, lembrando que o Currículo pode ser adaptado de acordo com o perfil da Vaga exigida pelo recrutador. Exemplo: eu sou formado em Administração de Empresas; se me candidato a uma vaga como Webmaster, não é relevante informar que sou Administrador, porque essa informação não tem relação com a vaga em questão. Por este motivo, seu CV deve ser adaptado, conforme o perfil da vaga. Use o modelo Europass, é o mais comumente usado.
» Carta de Motivação – o documento com as motivações por que você tem interesse na Vaga e o que você pode trazer de mais-valia para a empresa; só não diga que vai trazer mais-valia para a Empresa, porque alguns recrutadores entendem isso da seguinte forma: “que é você quem vai trazer mais-valia para a Empresa, como se a empresa já não a tenha, e isso não soa bem”; o objetivo dessa carta é incitar e chamar a atenção do recrutador ao examinar a candidatura. Você deve expor seus pontos fortes para convencer o recrutador.
» Documentos de Habilitação – os documentos que comprovam a sua qualificação/formação, bem como as experiências para a vaga em questão; certificados de cursos, etc.
Basicamente, é isso. E quando a empresa recrutadora informar a lista de documentos no anúncio de vaga, é só seguir as orientações do regulamento do concurso.
Quando comecei a procurar emprego, criei uma Pasta em meu computador pessoal com o nome “Docs Concursos”, e guardei os documentos mencionados acima. Sempre que surgia uma oportunidade de emprego, eu alterava as informações do CV e da Carta Motivacional de acordo com o perfil exigido e pronto!
Por Isaías Cardoso
::FIQUE LIGADO:
Divulgação de vagas
Para divulgar vagas de emprego em nossa plataforma, conheça nossos pacotes de divulgação de anúncios.
Acessar preçárioVagas Recentes
Para encontrar as últimas oportunidades de emprego na VAGAS CABO VERDE, faça clique no botão abaixo.
PesquisarPara se manter informado sobre novas oportunidades de emprego, participe de nosso Grupo de Emprego em Cabo Verde e Portugal, no WhatsApp [Clique Aqui]